Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Adriana Soares
dc.creatorSoares, Valquiria Neves
dc.date.accessioned2019-09-19T11:56:28Z
dc.date.available2019-09-19T11:56:28Z
dc.date.issued2011-11-05
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18274
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis Article in addition to the exploited and exposed literary resources, also presents the register and reflection about the results obtained through research involving the use of informatics on the fourth grade of the Basic Education. The proposal of this research arose from the necessity of understand the importance of informatics in the school life of the student and mainly in his formation as a citizen. The main objective is to stimulate the professional of education of the Basic Education to reflect the importance of his own formation for the mastery of informatics and it’s technological utilization, and not only the teaching method adopted. The methodology used in this article in addition to the biographical revision, wich emphasizes the adoption of technologies as teaching/learning methods, are the research and interviews performed through questionnaires. The inquiring was elaborated and applied covering three administrative spheres (Private – State – Municipal) in the schools of Santana do Livramento, with the comparative intention about the use of informatics on the fourth grade of the Basic Education, emphasizing not only it’s utilization, but mainly the formation of these schools professionals. The major understanding that stands out in this reflection, independently of the different scholar realities found through this labor, is the necessity in the sense of extending the formation possibilities of the education professionals.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectUso da informáticapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectMetodologiapor
dc.subjectUse of informaticseng
dc.subjectTeacher's formationeng
dc.subjectMethodologyeng
dc.titleInformática: sua utilização no quarto ano do ensino fundamental e a formação dos profissionais em escolas de Santana do Livramentopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo, além dos recursos literários explorados e expostos, também apresenta o registro e a reflexão sobre resultados obtidos através de uma pesquisa que aborda a utilização da informática no Ensino Fundamental assim como a formação dos profissionais em algumas escolas da cidade de Santana do Livramento. A proposta desta pesquisa surgiu da necessidade de se compreender a importância da informática na vida escolar do aluno e principalmente na formação deste como cidadão. O objetivo principal é estimular o profissional de educação do Ensino Fundamental a refletir a importância de sua própria formação para o domínio da informática e de sua atualização tecnológica, e não somente do método de ensino adotado. A metodologia seguida neste artigo além da revisão bibliográfica, a qual enfatiza a adoção das tecnologias como método de ensino/aprendizagem, são a pesquisa e entrevista realizadas através de questionários. As indagações foram elaboradas e aplicadas abrangendo três esferas administrativas (Privada – Estadual – Municipal) em escolas de Santana do Livramento, com intuito comparativo sobre a utilização da informática no quarto ano do Ensino fundamental, enfatizando não somente sua utilização, mas principalmente a formação dos profissionais dessas escolas. O principal entendimento que se destaca nessa reflexão, independentemente das diferentes realidades escolares encontradas através deste trabalho, é a necessidade no sentindo de ampliar as possibilidades de formação dos profissionais da Educação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto