dc.contributor.advisor | Schaf, Frederico Menine | |
dc.creator | Santos, Rose Mariza Pedroso dos | |
dc.date.accessioned | 2019-09-19T13:14:13Z | |
dc.date.available | 2019-09-19T13:14:13Z | |
dc.date.issued | 2011-11-01 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18281 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This article reports a pedagogical experiment conducted with students of the 5th year of the
Elementary School Pantano Grande/RS using educational media present in the school, computers
and the Tabuada 2 software, in a playful manner, to enrich the learning of multiplication,
reinforcing the concepts of this mathematical operation. Traditional and playful lessons were
considered during the classes. The results were collected informally and organized into chapters.
The investigations were conducted during the year 2011, in the cited in school, through
observations and activities. The investigations will remain in two periods weekly during this year.
The employed methodology is the applied research, aimed at qualitative learning, using
fundamental theory as a basis. This approach reinforces the use of Information and
Communication Technologies in the enrichment of mathematics (multiplication). As conclusions,
therefore, is that the exchange of experiences and socialization are crucial in the construction of
knowledge, and also that classes that integrate the educational room (using the existing media in
school), as simple or common as it is, makes the difference in the lives of the digital student and
also in the pursuit of knowledge. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Recursos tecnológicos aplicados à educação | por |
dc.subject | Método lúdico com mídias educacionais | por |
dc.subject | Aprendizagem da multiplicação | por |
dc.title | Mídias educacionais enriquecendo de forma lúdica a aprendizagem da multiplicação na disciplina de matemática | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo relata uma experiência pedagógica realizada com os alunos do 5º ano da Escola
Municipal de Ensino Fundamental Pantano Grande/RS ao utilizar as mídias educacionais existentes
no espaço escolar, computador e o software Tabuada 2, de maneira lúdica, para enriquecer o
aprendizado da multiplicação, reforçando os conceitos desta operação matemática. Foram
consideradas as aulas em sala de aula e aulas usando as mídias. Os dados foram coletados e
organizados em capítulos. As investigações ocorreram durante o ano de 2011, na escola citada,
através de observações e atividades realizadas e ainda continuarão acontecendo em dois períodos
semanais até o final deste ano. A metodologia abordada é a da pesquisa aplicada, visando
aprendizagem qualitativa, utilizando como base a teoria fundamentada. Essa metodologia reforça o
uso das Tecnologias da Comunicação e Informação no enriquecimento do ensino-aprendizagem de
matemática (multiplicação). Concluiu-se, portanto, que a troca de experiências e a socialização são
fundamentais na construção do conhecimento. Ainda que as aulas em uma sala educacional
integrando as mídias existentes na escola, por mais simples ou comuns que sejam, fazem a diferença
na vida do aluno digital e na busca do saber. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |