dc.contributor.advisor | Mozzaquatro, Patricia Mariotto | |
dc.creator | Souza, Carla Adriana Carretts de | |
dc.date.accessioned | 2019-09-19T13:55:25Z | |
dc.date.available | 2019-09-19T13:55:25Z | |
dc.date.issued | 2011-12-02 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18286 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The present article aims to deal with how the professor and student interaction occurs in the virtual learning environment having as the mediators of this process the information and communication technologies, with a view to diagnose the tools used and their potential as the development of significant and collaborative learning. In this route were used as a methodology to achieve the established purposes the revision of the current literature about the theme, the observation and the achievement of information by the applied questionnaire to the students of the Graduation Course in Rural Education of the Santana do Livramento Pole. Was established that the interaction of teacher and student in virtual learning environments will have positive results as long as in the course of this process both involved assume their responsibilities and have as a purpose the collaborative construction of knowledge. The professor acting as a moderator of the proposals to be concluded and the student as a responsible agent both for their learning as well as the group they belong. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Interação professor e aluno | por |
dc.subject | AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.title | Interação entre professor e aluno em ambientes virtuais de aprendizagem | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo visa abordar como ocorre a interação professor e aluno em ambientes virtuais de aprendizagem tendo como mediadoras deste processo as tecnologias de informação e comunicação, com vistas a diagnosticar as ferramentas utilizadas e seus potenciais quanto ao desenvolvimento de aprendizagens significativas e colaborativas. Foram utilizadas neste percurso como metodologia para alcançar os propósitos estabelecidos a revisão da literatura vigente sobre o tema, a observação e obtenção de dados mediante questionário aplicado aos alunos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Polo de Sant’Ana do Livramento. Constatou-se que a interação professor e aluno em ambientes virtuais de aprendizagem terá resultados positivos desde que no decorrer deste processo ambos os envolvidos assumam as suas responsabilidades e tenham como propósito a construção colaborativa do conhecimento. O professor atuando como mediador das propostas a serem concluídas e o aluno como agente responsável tanto pela sua aprendizagem como do grupo ao qual faz parte. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |