dc.contributor.advisor | Amaral, Érico Marcelo Hoff do | |
dc.creator | Severo, João Odim Fan | |
dc.date.accessioned | 2019-09-19T14:43:17Z | |
dc.date.available | 2019-09-19T14:43:17Z | |
dc.date.issued | 2011-12-08 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18293 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The article presents reflections on the introduction of informatics the school as a process and how teachers are using this tool in their classes to modify the classroom. The aim is to promote discussion on the subject and investigate how information technology is used in schools, because there is no denying that computer technology increasingly is being introduced into school curriculum, to assist in the learning process, be used as a motivating tool and instrument of this process. Given the above, it is easily seen that its use allows a teaching-learning process differently, so we also want to identify the intervention of the computer as a tool that can modify the pedagogical action. We also find out whether teachers are prepared or are being trained to use the computer lab and observe the behavior of educators on digital inclusion. The methodology for this work goes through a field research conducted in a public school through a case study with quantitative and qualitative approach, through: interviews and questionnaire administered to teachers, management team and participant observation of classes in computer lab. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.title | Introdução da informática no âmbito escolar | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O artigo expõe reflexões sobre a Introdução da Informática no âmbito Escolar como um processo e como os professores estão utilizando esta ferramenta em suas aulas para modificar sua ação pedagógica. O objetivo é promover a discussão sobre o tema e investigar como é usada a informática no âmbito escolar, pois não se pode negar que a informática cada vez mais, vem sendo introduzida no currículo escolar, para auxiliar no processo ensino aprendizagem, ser usada como uma ferramenta e instrumento motivador desse processo. Diante do exposto, é facilmente observado que seu uso permite um processo de ensino aprendizagem diferente, por isso também pretendemos identificar a intervenção do computador como ferramenta que pode modificar a ação pedagógica. Queremos também, descobrir se os professores estão preparados ou estão sendo capacitados para o uso do laboratório de informática e observar o comportamento dos educadores diante da inclusão digital. A metodologia para a realização deste trabalho passa por uma pesquisa de campo realizada em uma escola da rede pública através de um estudo de caso, com abordagem quantitativa e qualitativa, mediante: entrevistas e questionário aplicado aos professores; equipe diretiva e observação participante das aulas no laboratório de informática. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |