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dc.contributor.advisorPereira, Adriana Soares
dc.creatorSantos, Sonia Klein dos
dc.date.accessioned2019-09-19T14:51:43Z
dc.date.available2019-09-19T14:51:43Z
dc.date.issued2011-12-09
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18294
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis study intended to assist, through the production of games in the process of literacy of students in the second year in the State School of Fundamental Education A, from Santa Maria, Rio Grande do Sul. To play is inherent to the human being. Through it, learning has become much more pleasant and attractive. In addition, the school provided a tool for the students realize the interaction between play and learning. The educational games are an alternative to improve the quality of teaching, supported by the computer. Emphasizing that, in modern times, the computer has contributed considerably to this by playing the games. From this work, authors such as Piaget, Vygotsky, Benjamin and Lara was researched, using set up games and the Hot Potatoes program, to enhance the process of literacy. The games are multiple choices, crosswords, and the students had to learn the name of pictures of fruit, something which was already being developed in the classroom. To find them, they demonstrated knowledge of the meaning of numerous words. The work contributed to a more meaningful literacy.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.subjectLúdicopor
dc.subjectJogospor
dc.titleContribuição dos jogos para a alfabetização do segundo ano do ensino fundamentalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo teve por finalidade auxiliar, através da produção de jogos, no processo de alfabetização dos educandos do segundo ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental A do município de Santa Maria, estado do Rio Grande do sul. O ato de brincar é intrínseco ao ser humano, sendo que, através do lúdico, a aprendizagem tornou-se prazerosa e muito mais atraente. Além disso, a escola proporcionou meios para os educandos perceberem a interação entre o lúdico e a aprendizagem. A utilização de jogos educativos é uma alternativa para melhorar a qualidade do ensinar, apoiado pelo computador. Atentando que, em tempos modernos, a informática tem contribuído significativamente para este brincar através dos jogos. A partir deste trabalho, à luz de autores como Piaget, Vygotsky, Benjamin e Lara, elaborou-se jogos, utilizando o programa Hot Potatoes, para potencializar o processo da alfabetização. Os jogos são de múltipla escolha e palavras cruzadas, e os educandos tiveram que descobrir o nome de gravuras de frutas, assunto que já estava sendo desenvolvido em sala de aula. Para encontrá-las, eles demonstraram conhecimento do significado de várias palavras. O trabalho contribuiu para uma alfabetização mais significativa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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