Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPrevedello, Clarissa Felkl
dc.creatorSilva, Catiana Ferraz da
dc.date.accessioned2019-09-23T14:51:51Z
dc.date.available2019-09-23T14:51:51Z
dc.date.issued2011-10-21
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18347
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe present work has the objective of provoking a reflection concerning the Technologies of the Information and of the Communication Applied in the Education and as those they can be used with the students so that the same ones can bring opportunities of learnings to the same ones. The field research was accomplished with students from 5th to 8th series of the State School of Fundamental Teaching Silvano Luiz of Silva, of the municipal district of Raisin Seven. It was sought through interviews with students, to know the reality of the same ones, as well as to do a diagnosis to know that they dominate in relation to the computers, tends in view that the school is inserted in the rural way and it is of difficult access. Also with the pretension of contemplating on the Digital Inclusion in the researched school and how to present possible roads for that inclusion is motivated and gotten better by the own school and also to deepen the knowledge on subject making a bibliographical revision. The research revealed that, even the school to be acting as inclusion scenery and the students using the computers in the day by day in the computer science laboratory it is still necessary that digitalmente are included through the resource of the internet that is not still disponibilizada to the same ones.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectTechnologieseng
dc.subjectEducationeng
dc.titleUso das tecnologias da informação e comunicação em uma escola do meio rural - Passa Sete - RSpor
dc.title.alternativeI use of the technologies of the information and communication in a school of the rural way - Passa Sete - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho tem o objetivo refletir acerca das Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas na Educação e como essas podem ser usadas com os alunos de maneira que as mesmas possam trazer oportunidades de inclusão e aprendizagens. A pesquisa foi realizada com alunos de 5ª a 8ª séries da Escola Estadual de Ensino Fundamental Silvano Luiz da Silva, do município de Passa Sete. Para isso foi feita uma revisão bibliográfica que procurou entender a escola como um cenário de inclusão digital, como se dá a utilização da Internet para fins educacionais e o papel do professor como facilitador da inclusão digital. A revisão norteou a elaboração de um questionário que buscou entender melhor como se dá a relação dos alunos com acesso as tecnologias oferecidas pela escola e como as mesmas podem contribuir para a aprendizagem. A pesquisa revelou que, mesmo a escola esteja atuando como cenário de inclusão e os alunos utilizando os computadores no dia-a-dia no laboratório de informática ainda é necessário que sejam incluídos digitalmente por meio da internet que ainda não é disponibilizada aos mesmos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto