dc.contributor.advisor | Prevedello, Clarissa Felkl | |
dc.creator | Silva, Catiana Ferraz da | |
dc.date.accessioned | 2019-09-23T14:51:51Z | |
dc.date.available | 2019-09-23T14:51:51Z | |
dc.date.issued | 2011-10-21 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18347 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The present work has the objective of provoking a reflection concerning the Technologies of the
Information and of the Communication Applied in the Education and as those they can be used
with the students so that the same ones can bring opportunities of learnings to the same ones. The
field research was accomplished with students from 5th to 8th series of the State School of
Fundamental Teaching Silvano Luiz of Silva, of the municipal district of Raisin Seven. It was
sought through interviews with students, to know the reality of the same ones, as well as to do a
diagnosis to know that they dominate in relation to the computers, tends in view that the school is
inserted in the rural way and it is of difficult access. Also with the pretension of contemplating on
the Digital Inclusion in the researched school and how to present possible roads for that inclusion
is motivated and gotten better by the own school and also to deepen the knowledge on subject
making a bibliographical revision. The research revealed that, even the school to be acting as
inclusion scenery and the students using the computers in the day by day in the computer science
laboratory it is still necessary that digitalmente are included through the resource of the internet
that is not still disponibilizada to the same ones. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Tecnologias | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Technologies | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.title | Uso das tecnologias da informação e comunicação em uma escola do meio rural - Passa Sete - RS | por |
dc.title.alternative | I use of the technologies of the information and communication in a school of the rural way - Passa Sete - RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem o objetivo refletir acerca das Tecnologias da Informação e da
Comunicação Aplicadas na Educação e como essas podem ser usadas com os alunos de maneira
que as mesmas possam trazer oportunidades de inclusão e aprendizagens. A pesquisa foi
realizada com alunos de 5ª a 8ª séries da Escola Estadual de Ensino Fundamental Silvano Luiz da
Silva, do município de Passa Sete. Para isso foi feita uma revisão bibliográfica que procurou
entender a escola como um cenário de inclusão digital, como se dá a utilização da Internet para
fins educacionais e o papel do professor como facilitador da inclusão digital. A revisão norteou a
elaboração de um questionário que buscou entender melhor como se dá a relação dos alunos
com acesso as tecnologias oferecidas pela escola e como as mesmas podem contribuir para a
aprendizagem. A pesquisa revelou que, mesmo a escola esteja atuando como cenário de inclusão
e os alunos utilizando os computadores no dia-a-dia no laboratório de informática ainda é
necessário que sejam incluídos digitalmente por meio da internet que ainda não é disponibilizada
aos mesmos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |