Sala de recursos: utilizando as tecnologias de informação e comunicação como metodologia educativa
Visualizar/ Abrir
Data
2011-12-10Autor
Scartassini, Lizeli Barboza
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este artigo teve como objetivo geral apontar sobre uma prática pedagógica em uma
sala de recursos utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação como metodologia
educativa, viabilizando assim a inclusão social e digital. O problema investigado
foi à utilização das mídias no processo educativo com um programa de enriquecimento
escolar para auxiliar alunos com necessidades educativas especiais em
seu processo de inclusão. A metodologia utilizada na sala de recursos é centrada na
construção coletiva dos saberes, buscando uma educação social e inclusão digital de
pessoas com deficiência. Os dados da pesquisa de campo, obtido através do instrumento
questionário, apontam que ainda há muito a ser feito e que a maioria dos professores
precisa entender a necessidade de constante aperfeiçoamento e de busca de
novas técnicas e processos de ensino. Como resultado também foi observado que a
maioria dos pesquisados ainda não tem bem claro o que é uma sala de recursos com
atendimento especializado bem como a utilização das ferramentas de mídia disponíveis
para o uso no ambiente escolar. A sala de recursos, devido a um erro durante o
seu processo de implantação é confundida como um mero reforço escolar trazendo a
tona a falta de divulgação e a necessidade de buscar cursos para formação de professores
da rede regular de ensino sobre esta temática.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: