dc.contributor.advisor | Germani, Larice Maria Bonato | |
dc.creator | Saidelles, Fabiane da Costa | |
dc.date.accessioned | 2019-09-24T12:49:39Z | |
dc.date.available | 2019-09-24T12:49:39Z | |
dc.date.issued | 2008-10-24 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18398 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | Based in the shortage of studies that focus two distinct areas of Special
Education, this article intends to interlace High Abilities/Gifted and Deafness, in order
to emphasize the importance of identifying the behaviors of the High Abilities in the
deaf person and also to know like these deaf educators understand them.
Thenceforward, this work points historical, conceptual, epistemological and practical
aspects. For the accomplishment of the research of a qualitative approach, semistructured
interviews had been elaborated, in order to know how the deaf educators understand these behaviors. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Altas habilidades/superdotação | por |
dc.subject | Surdez | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | High abilities | eng |
dc.subject | Gifted/deafness | eng |
dc.subject | Special education | eng |
dc.title | Um olhar sobre altas habilidades e surdez: algumas reflexões necessárias | por |
dc.title.alternative | A look on high abilities and deafness: some necessary reflections | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação | por |
dc.description.resumo | Frente à escassez de estudos que pontuem duas áreas distintas da
Educação Especial, este artigo objetiva entrelaçar Altas Habilidades/Superdotação e
Surdez, a fim de que se propicie um “olhar” acerca da importância de se identificar
os comportamentos das Altas Habilidades na pessoa surda e também saber como
os educadores surdos os entendem. A partir disso, pontuam-se aspectos históricos,
conceituais, epistemológicos e práticos. Para a realização da pesquisa de
abordagem qualitativa, foram elaboradas entrevistas semi-estruturadas, com o intuito
de saber como os educadores surdos entendem esses comportamentos. Por fim,
prevaleceu o desconhecimento das altas habilidades/superdotação por parte dos
educadores devido à ausência de discussões acerca de ambas as temáticas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |