Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGermani, Larice Maria Bonato
dc.creatorSaidelles, Fabiane da Costa
dc.date.accessioned2019-09-24T12:49:39Z
dc.date.available2019-09-24T12:49:39Z
dc.date.issued2008-10-24
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18398
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008.por
dc.description.abstractBased in the shortage of studies that focus two distinct areas of Special Education, this article intends to interlace High Abilities/Gifted and Deafness, in order to emphasize the importance of identifying the behaviors of the High Abilities in the deaf person and also to know like these deaf educators understand them. Thenceforward, this work points historical, conceptual, epistemological and practical aspects. For the accomplishment of the research of a qualitative approach, semistructured interviews had been elaborated, in order to know how the deaf educators understand these behaviors.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAltas habilidades/superdotaçãopor
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectHigh abilitieseng
dc.subjectGifted/deafnesseng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.titleUm olhar sobre altas habilidades e surdez: algumas reflexões necessáriaspor
dc.title.alternativeA look on high abilities and deafness: some necessary reflectionseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Altas Habilidades/Superdotaçãopor
dc.description.resumoFrente à escassez de estudos que pontuem duas áreas distintas da Educação Especial, este artigo objetiva entrelaçar Altas Habilidades/Superdotação e Surdez, a fim de que se propicie um “olhar” acerca da importância de se identificar os comportamentos das Altas Habilidades na pessoa surda e também saber como os educadores surdos os entendem. A partir disso, pontuam-se aspectos históricos, conceituais, epistemológicos e práticos. Para a realização da pesquisa de abordagem qualitativa, foram elaboradas entrevistas semi-estruturadas, com o intuito de saber como os educadores surdos entendem esses comportamentos. Por fim, prevaleceu o desconhecimento das altas habilidades/superdotação por parte dos educadores devido à ausência de discussões acerca de ambas as temáticas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto