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dc.contributor.advisorTurchiello, Priscila
dc.creatorFaccin, Ana Paula Gatiboni
dc.date.accessioned2016-07-05T15:35:03Z
dc.date.available2016-07-05T15:35:03Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1841
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos , EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCentro educacional especializadopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.titleAnalisando as interfaces na implementação de um centro educacional especializadopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos , EaDpor
dc.description.resumoNas últimas décadas foram aprovados documentos legais de ordem internacional e nacional que primam pela gestão de programas que possibilitem às pessoas com deficiência o acesso ao ensino comum, à profissionalização e inserção no mercado de trabalho, garantia de saúde e lazer, atrelados a uma questão produtiva no setor econômico. A intencionalidade desse artigo é compreender as interfaces na implementação de um Centro Educacional Especializado para atender alunos com deficiência do município de Nova Esperança do Sul. Para tanto, objetiva-se analisar de que maneira os documentos legais na área da educação têm orientado os centros educacionais especializados para que se constituam em espaços que desenvolvem a inclusão; entender como o Governo tem pensado a articulação desta instituição com demais áreas, como a saúde e a assistência social; e analisar o entendimento de educação especial tomado como referência para a atuação no centro. Para dar conta desta proposta buscaram-se na versão preliminar da Proposta Orientadora das Ações – Regimento Institucional do Centro Educacional Especializado de Nova Esperança do Sul considerações a respeito da organização desse espaço, tentando pensá-las a partir do posicionamento legal do Governo e articulando alguns questionamentos tomando como referencial o pensamento de estudiosos da educação. As políticas de inclusão da atualidade são claras ao expor que os alunos com deficiência devem estar frequentando a escola regular e recebendo atendimento educacional especializado, sendo esse ofertado em salas de recursos multifuncionais nas próprias escolas, em centros educacionais especializados ou em instituições sem fins lucrativos. Dessa maneira, o Centro de Apoio Especializado de Nova Esperança do Sul se constituiria como um desses espaços para o atendimento das necessidades dos alunos com deficiência que se encontram devidamente matriculados no ensino regular do município.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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