dc.contributor.advisor | Baldissera, Thais Andrea | |
dc.creator | Souza, Maria Alice Dornelles | |
dc.date.accessioned | 2019-09-27T15:41:56Z | |
dc.date.available | 2019-09-27T15:41:56Z | |
dc.date.issued | 2011-12-10 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18446 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This paper analyzed the use of the computer laboratory at the Escola Estadual João Goulart, in São Borja, for 15 months, in the morning. In the period, the informatics took a third of school days. In hours/class, it meant less than half the time of the morning, composed of 5 hours class/day. Two-thirds of the students accessed the contents freely and the others had direction of the subject by the teacher. It was found that the space is underutilized as a technological tool in the teaching-learning process, serving as a digital inclusion of students. When asked, faculty and staff claimed lack of knowledge in the use of the information technologies and communication and time for planning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Aluno | por |
dc.subject | Inclusão digital | por |
dc.subject | Planejamento | por |
dc.title | O uso das tecnologias na escola | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cruz Alta, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo analisou o uso do Laboratório de Informática na Escola Estadual João Goulart, em São Borja, por 15 meses, no turno da manhã. No período, a informática ocupou um terço dos dias letivos. Em horas/aula, isto significou menos da metade do horário do turno da manhã, formado por 5 horas aula/dia. Dois terços dos alunos acessaram conteúdos livremente e o restante teve direcionamento do tema pelo professor. Constatou-se que o espaço é subutilizado como ferramenta tecnológica no processo de ensino-aprendizagem, servindo como inclusão digital dos alunos. Questionados, professores e funcionários alegaram falta de conhecimento no uso das TICs e de tempo para planejamento. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |