Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBaldissera, Thais Andrea
dc.creatorSouza, Maria Alice Dornelles
dc.date.accessioned2019-09-27T15:41:56Z
dc.date.available2019-09-27T15:41:56Z
dc.date.issued2011-12-10
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18446
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis paper analyzed the use of the computer laboratory at the Escola Estadual João Goulart, in São Borja, for 15 months, in the morning. In the period, the informatics took a third of school days. In hours/class, it meant less than half the time of the morning, composed of 5 hours class/day. Two-thirds of the students accessed the contents freely and the others had direction of the subject by the teacher. It was found that the space is underutilized as a technological tool in the teaching-learning process, serving as a digital inclusion of students. When asked, faculty and staff claimed lack of knowledge in the use of the information technologies and communication and time for planning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectAlunopor
dc.subjectInclusão digitalpor
dc.subjectPlanejamentopor
dc.titleO uso das tecnologias na escolapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cruz Alta, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo analisou o uso do Laboratório de Informática na Escola Estadual João Goulart, em São Borja, por 15 meses, no turno da manhã. No período, a informática ocupou um terço dos dias letivos. Em horas/aula, isto significou menos da metade do horário do turno da manhã, formado por 5 horas aula/dia. Dois terços dos alunos acessaram conteúdos livremente e o restante teve direcionamento do tema pelo professor. Constatou-se que o espaço é subutilizado como ferramenta tecnológica no processo de ensino-aprendizagem, servindo como inclusão digital dos alunos. Questionados, professores e funcionários alegaram falta de conhecimento no uso das TICs e de tempo para planejamento.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto