Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFruet, Fabiane Sarmento Oliveira
dc.creatorSevero, Danielli Brondani
dc.date.accessioned2019-09-30T13:45:57Z
dc.date.available2019-09-30T13:45:57Z
dc.date.issued2011-10-29
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18449
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis paper presents how hypertext can contribute to the appropriation of knowledge in the classroom, based on the following issues: Reading hypertext enhances the learning of the discipline of Brazilian literature, in particular, the content on the school Week of Modern Art? The process of investigation has been from a field study, which took place school activities with readings of hypertext content in question at the Laboratory of Informatics of the State Institute of Education Mr Ruy Ramos, in Rosario do Sul - RS, students in the classes 101 and 102 of the Normal Course. Soon after, he applied two questionnaires regarding the process of learning them. The first questionnaire aimed to probe the knowledge and familiarity of the students involved with the usability of hypertext. The second questionnaire focused on collecting data related to students' learning about the contents of the Week of Modern Art from hypertext readings made on Web sites suggested by the teacher. Thus, it was found that, with reading hypertext, students were able to perform non-linear reading a productive and meaningful for the construction of their own learning, developing skills such as critical thinking, associative memory, cognitive flexibility and capacity for analysis and synthesis of the information contained in hypertext.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLeitura hipertextualpor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectLiteratura brasileirapor
dc.subjectHypertextual readingeng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.subjectBrazilian literatureeng
dc.titleAs potencialidades da leitura hipertextual na aprendizagem da disciplina de literatura brasileirapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta como o hipertexto pode contribuir para a apropriação do conhecimento em sala de aula, partindo da seguinte problemática: A leitura hipertextual potencializa a aprendizagem da disciplina de Literatura Brasileira, em especial, o conteúdo escolar referente à Semana da Arte Moderna? Tal processo de investigação deu-se a partir de um estudo de campo, onde foram realizadas atividades escolares com leituras hipertextuais do conteúdo em questão no Laboratório de Informática do Instituto Estadual de Educação Deputado Ruy Ramos, na cidade de Rosário do Sul - RS, com alunos das turmas 101 e 102 do Curso Normal. Logo após, aplicou-se dois questionários referente ao processo de aprendizagem dos mesmos. O primeiro questionário teve como objetivo principal sondar o conhecimento e familiaridade dos alunos envolvidos com a usabilidade do hipertexto. O segundo questionário teve como foco a coleta de dados referente à aprendizagem dos alunos sobre o conteúdo da Semana da Arte Moderna a partir de leituras hipertextuais realizadas em sites da internet sugeridos pela professora. Assim, constatou-se que, com a leitura hipertextual, os estudantes conseguiram realizar uma leitura não-linear produtiva e significativa para a construção do próprio aprendizado, desenvolvendo habilidades como o senso crítico, a memória associativa, flexibilidade cognitiva e a capacidade de análise e síntese das informações contidas no hipertexto.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto