Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVieira, Nara Joyce Wellausen
dc.creatorSilveira, Claucia Helena Silva da
dc.date.accessioned2019-10-04T13:49:16Z
dc.date.available2019-10-04T13:49:16Z
dc.date.issued2008-10-25
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18471
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008.por
dc.description.abstractThe purpose of this article is to analyze the implementation process of the pedagogicalpolitical project in schools and suggest the formulation of plans for the inclusion of high abilities/giftedness student. The data was collected through the bibliographic research that was done on this topic. Since the pedagogical-political project is seen as a result of the democratic system, we have to consider the importance in the process of the school collective participation that mediates the participative planning process. Throughout the text we analyze the challenges in this process as well as we give important suggestions in order that projects are made to include high abilities/giftedness students in a perspective of inclusive education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectAltas habilidades/superdotaçãopor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectPedagogical-political projecteng
dc.subjectHigh abilities/giftedness studentseng
dc.titleA inclusão educacional de alunos com altas habilidades/superdotação e os desafios na implantação do projeto político-pedagógicopor
dc.title.alternativeThe inclusive education of students with special needs/gifted students and the challenges of the pedagogical political implementation projecteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial: Altas Habilidades/Superdotaçãopor
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo analisar o processo de implantação do projeto político-pedagógico nas escolas, e sugerir a elaboração de planejamentos que visem a inclusão do aluno com altas habilidades / superdotação nas escolas. A coleta dos dados foi feita através de pesquisa bibliográfica sobre o tema em pauta. Entendendo o projeto político-pedagógico como uma decorrência da gestão democrática, evidencia-se a importância no processo da participação do coletivo escolar, que, dessa forma, media a concretização do planejamento participativo. Os desafios nesse processo são analisados ao longo do texto e conclui-se, apresentando algumas sugestões importantes, para que sejam elaborados projetos político-pedagógicos que contemplem os alunos com altas habilidades/superdotação, numa perspectiva de educação inclusiva.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto