dc.contributor.advisor | Vieira, Nara Joyce Wellausen | |
dc.creator | Silveira, Claucia Helena Silva da | |
dc.date.accessioned | 2019-10-04T13:49:16Z | |
dc.date.available | 2019-10-04T13:49:16Z | |
dc.date.issued | 2008-10-25 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18471 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | The purpose of this article is to analyze the implementation process of the pedagogicalpolitical
project in schools and suggest the formulation of plans for the inclusion of high
abilities/giftedness student. The data was collected through the bibliographic research
that was done on this topic. Since the pedagogical-political project is seen as a result of
the democratic system, we have to consider the importance in the process of the school
collective participation that mediates the participative planning process. Throughout the
text we analyze the challenges in this process as well as we give important suggestions
in order that projects are made to include high abilities/giftedness students in a
perspective of inclusive education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Altas habilidades/superdotação | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Pedagogical-political project | eng |
dc.subject | High abilities/giftedness students | eng |
dc.title | A inclusão educacional de alunos com altas habilidades/superdotação e os desafios na implantação do projeto político-pedagógico | por |
dc.title.alternative | The inclusive education of students with special needs/gifted students and the challenges of the pedagogical political implementation project | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial: Altas Habilidades/Superdotação | por |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de implantação do projeto
político-pedagógico nas escolas, e sugerir a elaboração de planejamentos que visem a
inclusão do aluno com altas habilidades / superdotação nas escolas. A coleta dos dados
foi feita através de pesquisa bibliográfica sobre o tema em pauta. Entendendo o projeto
político-pedagógico como uma decorrência da gestão democrática, evidencia-se a
importância no processo da participação do coletivo escolar, que, dessa forma, media a
concretização do planejamento participativo. Os desafios nesse processo são analisados
ao longo do texto e conclui-se, apresentando algumas sugestões importantes, para que
sejam elaborados projetos político-pedagógicos que contemplem os alunos com altas
habilidades/superdotação, numa perspectiva de educação inclusiva. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |