dc.contributor.advisor | Ravanello, Ricardo Brisolla | |
dc.creator | Frank, Simone Raquel | |
dc.date.accessioned | 2016-07-06T12:55:21Z | |
dc.date.available | 2016-07-06T12:55:21Z | |
dc.date.issued | 2010-10-04 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1848 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This referred article has the intention of reflecting about the insertion of the technological ways and their usages in the school environment from a historical-comparative approach, so that conflicting relationships between digital immigrant teachers and digital native students can be evidenced. It intends to highlight the different approaches and insertions in the technological means in regard to its usage, in what relates to digital native students and digital immigrant teachers. Investigate if no utilization of technological resources in a pedagogical way in the school environment comes from the need of digital-teaching education. Analyze the challenges and perspectives present in the learning-teaching process from analogical teachers, through pedagogical relations with digital students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Imigrantes digitais | por |
dc.subject | Nativos digitais | por |
dc.title | Professores imigrantes digitais e alunos nativos digitais: conflitos, desafios e perspectivas | por |
dc.title.alternative | Digital immigrant teachers and digital native students: conflicts, challenges and perspectives | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três de Maio, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo tem a intenção de refletir sobre a inserção dos meios tecnológicos e seus usos nos espaços escolares a partir de uma abordagem histórico-comparativa, para que se possam evidenciar relações conflitivas entre professores imigrantes digitais e alunos nativos digitais. Pretende destacar as diferentes abordagens e inserções nos meios tecnológicos quanto ao uso, em se tratando de alunos nativos digitais e professores imigrantes digitais. Investigar se a não utilização de recursos tecnológicos de forma pedagógica nos espaços escolares originam-se da carência de formação docente-digital. Analisar os desafios e as perspectivas presentes no processo de ensino-aprendizagem a partir de professores analógicos, mediante relações pedagógicas com alunos digitais. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |