dc.contributor.advisor | Oliveira, Maria Angélica Figueiredo | |
dc.creator | Fonseca, Janice Goretti Oliveira da | |
dc.date.accessioned | 2016-07-07T12:42:35Z | |
dc.date.available | 2016-07-07T12:42:35Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1854 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The article presents an analysis on the use of educational games in the subjects of the Portuguese Language,
Mathematics, Science and History in the computer lab in a public school from the city of Bage-RS. Many authors, like
Padilha (2001) and Aranha (2006), have focused the study this issue and are unanimous in asserting that technologies
such as the Internet and games in Computing, included in the educational process, assist with learning in many
respects, is in the interaction, communication and knowledge construction. In this context, it is intended, to inquire
how is student learning through educational games, explore the interaction of the contents seen in class and then using the computer, and analyzing the student's interest for this activity . It was noted that it is necessary to demystify the culture of the computer is only for entertainment, for the percentage of students who think like that is very high, 48%.
We emphasize that it is essential to a reflection by teachers about the separation, by the student, teaching the game to learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Jogos didáticos | por |
dc.subject | Informática | por |
dc.title | Jogos didáticos X informática: aprendizagem significativa? | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O artigo apresenta uma análise sobre o uso dos jogos didáticos nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática,
Ciências e História, no laboratório de informática de uma escola da rede pública municipal da cidade de Bagé- RS.
Muitos autores, como Padilha (2001) e Aranha (2006), se detiveram a estudar este assunto e são unânimes em afirmar
que as tecnologias, tais como a Internet e os jogos na Informática, incluídas no processo educacional, colaboram com
a aprendizagem sob diversos aspectos, seja na interação, comunicação ou construção do conhecimento. Neste
contexto, pretende-se, portanto, averiguar como se dá a aprendizagem do aluno através de jogos didáticos, explorar a
interação dos conteúdos vistos em sala de aula e posteriormente com o uso do computador, além de analisar o
interesse do educando por essa atividade. Observou-se que é necessário desmistificar a cultura de que o computador
serve apenas para entretenimento, pois o percentual de alunos que assim pensam é muito alto, de 48%. Ressalta-se que
é indispensável uma reflexão dos professores a respeito da dissociação, por parte do aluno, do jogo didático com a aprendizagem. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |