Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFreitas, Soraia Napoleão
dc.creatorPeripolli, Luciane Felin
dc.date.accessioned2019-10-11T14:24:15Z
dc.date.available2019-10-11T14:24:15Z
dc.date.issued2005-03-17
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18557
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005.por
dc.description.abstractThe present search, result of a work for the Course of Specialization in Institutional Psychopedagogy of Santa Maria’s Federal University realized in 2005, it is a study of case of qualitative stamp, about the actions of Education of the Tiaraju State Institute for effective the deaf students’ inclusion in the educational space. They were subject of the research eight teachers of the regular teaching (a director, two vicedirectors, three teachers of the normal course, two teachers of the initial series) and the deaf students’ of the special class of this school family. In the Theoretical Referencial I highlight the evolution of the special education through the times, the ways of the education of deaf in the world, the trajectory of the deaf in Brazil, the deaf and the educational abordations the history of the deaf in San Sepe and the public politics – guidelines for the Special Education. The collected datas, through semistructured interviews were analyzed and transcribed by the interviewer. In agreement with the participants’ of the research depositions (family and teachers), some important subjects emerged. Discovery of the Deafness; the Communication of the Family with the Deaf; the schoolarization of the Deaf and the Difficulties found by family. The teacher before the concepts integration/inclusion; the perspectives in relation to Inclusive School – Actions and Difficulties; the deaf student in the regular school – perspectives and actions. In the subjects interviewees’ speech, I evidenced that the process of Inclusion begins from the student’s birth with SNS, the walk for a Inclusive School is influenced by countless aspects they be it contemplated inside of the regular schools by its teachers and in different wider educational and social dimensions opportunyting resignify concepts, values and practices, provoking true ruptures in the way of to understand and to conceive the differences among the human. Being like this, I propose some possible forms of redimension forms the teachers’ practice and the relationship among the countless people that, in a direct orr indirect way, they participate of the process of the deaf student’s inclusion in the educational space to regulate, among them the conscious and open discussion, more objective information to the parents and teachers and mainly courses and reflexive studies to make a quality education for everybody.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.titleEducação inclusiva e Instituto Estadual Tiaraju: uma discussão necessáriapor
dc.title.alternativeInclusive education and State Institute Tiaraju: a necessary discussioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa, resultado de um trabalho para o Curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional da Universidade Federal de Santa Maria, realizado em 2005, é um estudo de caso de cunho qualitativo, sobre as ações do Instituto Estadual de Educação Tiaraju para efetivar a inclusão de alunos surdos no espaço educacional. Foram sujeitos da pesquisa: oito professores do ensino regular (um diretor, duas vice-diretoras, três professoras do Curso Normal, duas professoras das séries iniciais) e três pais de alunos surdos da classe especial desta escola. No Referencial Teórico destaco: a evolução da educação especial através dos tempos; os caminhos da educação de surdos no mundo; a trajetória do surdo no Brasil; o surdo e as abordagens educacionais; a história do surdo em São Sepé; e as políticas públicas - diretrizes para a Educação Especial. Os dados coletados, através de entrevistas semiestruturadas, foram analisados e transcritos pela entrevistadora. De acordo com os depoimentos dos participantes da pesquisa (família e professores), emergiram algumas questões importantes: Descoberta da Surdez; A Comunicação da Família com o Surdo; A Escolarização do Surdo e as Dificuldades Encontradas pela Família; O Professor diante dos Conceitos Integração/Inclusão; As Perspectivas em relação à Escola Inclusiva - Ações e Dificuldades; O Aluno Surdo na Escola Regularperspectivas e ações. Na fala dos sujeitos entrevistados, evidenciou-se que o Processo de Inclusão inicia desde o nascimento do aluno com NEE. A caminhada para uma Escola Inclusiva é influenciada por inúmeros aspectos a serem refletidos dentro das escolas regulares, pelos seus professores e também em diferentes dimensões educacionais e sociais mais amplas, oportunizando ressignificar conceitos, valores e práticas, provocando verdadeiras rupturas no modo de perceber e conceber as diferenças entre os seres humanos. Sendo assim, proponho algumas possíveis formas de redimensionar a prática dos professores e as relações entre as inúmeras pessoas que, de forma direta ou indireta, participam do processo de inclusão do aluno surdo no espaço educacional regular, entre elas a discussão consciente e aberta, informações mais objetivas aos pais e professores e, principalmente, cursos e estudos reflexivos para efetuar uma educação de qualidade para todos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação [46]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto