Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMathias, Carmen Vieira
dc.creatorFrigo, Priscila Sonza
dc.date.accessioned2019-10-15T12:18:48Z
dc.date.available2019-10-15T12:18:48Z
dc.date.issued2019-07-06
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18589
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2019.por
dc.description.abstractThe present work of conclusion of course presents results of an investigation realized in classroom, with students of the third year of High School, on the topic polyhedra. The main objective of the research was to investigate what prerequisites the students possessed on the subject mentioned, as well as their posture in relation to the learning of this content. During the development of the work were carried out activities involving polyhedrons with particular attention to Euler's Theorem. In a second moment some regular polyhedra were constructed using concrete material and they were used for the students to visualize in a more real way the faces, edges and vertices. From the realized research, it was possible to perceive that it is important to retake the concepts already studied, to work the contents in a differentiated way, mainly with manipulable materials because in this way it is possible to arouse the interest of the students and consequently, one obtains a better understanding and learning of the contents involved.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPoliedrospor
dc.subjectTeorema de Eulerpor
dc.subjectMaterial concretopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectPolyhedraeng
dc.subjectEuler's theoremeng
dc.subjectConcrete materialeng
dc.subjectLearningeng
dc.titlePoliedros e Teorema de Eulerpor
dc.title.alternativePolymers and Euler Theoremeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Matemática no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso apresenta resultados de uma investigação realizada em sala de aula, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, sobre o tópico poliedros. O principal objetivo da pesquisa foi investigar quais pré-requisitos os alunos possuíam sobre o tema citado, bem como a postura dos mesmos em relação a aprendizagem desse conteúdo. Durante o desenvolvimento do trabalho foram realizadas atividades envolvendo poliedros com particular atenção ao Teorema de Euler. Em um segundo momento foram construídos alguns poliedros regulares utilizando material concreto que foram utilizados para que os alunos visualizassem de forma mais real, as faces, arestas e vértices. A partir da pesquisa realizada, foi possível perceber que é importante retomar os conceitos já estudados, trabalhar os conteúdos de forma diferenciada, principalmente com materiais manipuláveis, pois dessa maneira é possível despertar o interesse dos estudantes e consequentemente, obtém-se um melhor entendimento e aprendizado dos conteúdos envolvidos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto