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dc.contributor.advisorSouza, Maristela da Silva
dc.creatorGomes, Gabriel Vielmo
dc.date.accessioned2019-10-15T12:42:03Z
dc.date.available2019-10-15T12:42:03Z
dc.date.issued2019-08-19
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18592
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2019.por
dc.description.abstractIn the current social context marked by intense political and economic changes resulting from the productive restructuring movement, different social spheres suffer from processes of changes in their structures, including the educational field. In this sense we aim to analyze what are the main impacts of the High School Reform and the Common National Curriculum Base for the scope of body culture in the public education of Physical Education. Therefore, we carry out the dialogue between the macro scenario - political and educational conjuncture - with the specific one - Physical Education - relating them with the world of work, since the latter is the central protagonist of the productive model which in essence aims at profit / capital maximization. Finally, in our summaries we find that the new educational reforms once again direct the school to meet the demands of the market, and consequently places Physical Education as a supporting role in the new school "curriculum", in addition to deconfiguring its identity by placing it in the area of languages, changing its true object of study, namely Body Culture.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectContrarreformas educacionaispor
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEducational counter-reformseng
dc.titlePolíticas governamentais e educação física: questionando a BNCC e REM para entender o hoje da cultura corporalpor
dc.title.alternativeGovernmental policies and physical education: questioning BNCC and REM to understand today of body cultureeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoNo atual contexto social marcado por intensas mudanças políticas e econômicas decorrente do movimento de reestruturação produtiva, diferentes esferas sociais sofrem com processos de modificações em suas estruturas, entre elas o campo educacional. Neste sentido objetivamos analisar quais os principais impactos da Reforma do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular para o âmbito da cultura corporal no ensino público da Educação Física. Para tanto realizamos o diálogo entre o cenário macro - conjuntura política e da educação - com o especifico - Educação Física - relacionando-as com o mundo do trabalho visto que, o último, é o protagonista central do modelo produtivo que em sua essência visa a maximização do lucro/capital. Por fim, em nossas sínteses constatamos que as novas reformas educacionais direcionam novamente a escola para atender as demandas do mercado, e por consequência coloca a Educação Física o papel de coadjuvante no novo “currículo” escolar, além de desconfigurar sua identidade colocando-a na área das linguagens alterando o seu verdadeiro objeto estudo, a saber a Cultura Corporal.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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