Um estudo sobre o ensino de História da Arte em licenciaturas em Artes Visuais do Rio Grande do Sul
Resumo
Resumo: Esta dissertação discute o ensino de História da Arte em licenciaturas em Artes
Visuais do estado do Rio Grande do Sul. Tal pesquisa, que situa-se metodologicamente como
de abordagem qualitativa e exploratória, parte de entrevistas com professores de História da
Arte, no Ensino Superior, para levantar questões sobre o ensino dessa disciplina. Para discutir
esse ensino, objetiva-se investigar, com base em um referencial teórico, a diversidade de
histórias da arte encontradas nas entrevistas com os sujeitos de pesquisa. A relevância desse
trabalho gira em torno da necessidade do estudo sobre o ensino da História da Arte. Indicamse
os possíveis caminhos que, atualmente, são escolhidos no ensino da disciplina supracitada.
A pesquisa, inserida no campo da Educação e da Arte, entende-se como uma exploração da
formação em História da Arte dos arte-educadores e dos atravessamentos históricos que
influenciam esse processo educativo. Pode-se concluir que os relatos dos professores
entrevistados, ao longo do texto descritos, refletem algumas características da disciplina de
História da Arte, que na formação dos arte-educadores se apresentam. São essas, a presença
frequente de autores como Ernst Gombrich e Giulio Argan nas bibliografias básicas, o uso de
procedimentos didático-metodológicos como aulas expositivo-dialogadas, seminários,
elaboração de planos de aula e visita à museus e galerias e, ainda, identificação por parte dos
professores com os Estudos Culturais e a Cultura Visual, além de tendências filosóficas e
teorias de corte social e da escola crítica, especialmente pós-estruturalistas e pós-colonialistas.
Entendeu-se, por fim, que os professores entrevistados entendem a disciplina de História da
Arte como fundamental na formação básica dos arte-educadores.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: