Mostrar registro simples

dc.creatorAmaral, Tainan Silva do
dc.date.accessioned2019-10-15T13:34:28Z
dc.date.available2019-10-15T13:34:28Z
dc.date.issued2018-07-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18593
dc.description.abstractAbstract: This dissertation discusses the teaching of art history in graduate degrees in Visual Arts of the state of Rio Grande do Sul. Such research, which is a located as qualitative approach methodologically and exploratory, part of interviews with teachers of art history, in higher education, to raise questions about teaching this discipline. To discuss this teaching, the goal is to investigate, based on a theoretical framework, the diversity of art stories found in the interviews with the subjects of research. The relevance of this work revolves around the need for the study on the teaching of art history. Indicate the possible paths that, currently, are chosen in the teaching of the discipline referred to above. The research, in the field of education and art, it is understood as an exploration of the training in art history of art educators and the historic crossings that influence this educational procress. It can be concluded that the reports of the teachers interviewed, throughout the text, reflect some features of the discipline of art history, that in the training of educators. Are these, the frequent presence of authors such as Ernst Gombrich and Giulio Argan in basic bibliographies, the use of didatic-methodological procedures such as lectures and dialogued, seminars, preparation of lesson plans and visits to museums and galeries and, still, identification on the part of teachers with Cultural Studies and Visual Culture, in addition to philophical trends and social-cutting theories and critical theory, particularly pos-structuralist and post-colonialists. It was, finally, that the teachers understand the discipline of art history as instrumental in basic training of art educators.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectHistória da artepor
dc.subjectArte-educadorpor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectHistory of arteng
dc.subjectArt-educatoreng
dc.subjectTeachingeng
dc.titleUm estudo sobre o ensino de História da Arte em licenciaturas em Artes Visuais do Rio Grande do Sulpor
dc.title.alternativeA study on the teaching of Art History in graduate degrees in Visual Arts from Rio Grande do Suleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoResumo: Esta dissertação discute o ensino de História da Arte em licenciaturas em Artes Visuais do estado do Rio Grande do Sul. Tal pesquisa, que situa-se metodologicamente como de abordagem qualitativa e exploratória, parte de entrevistas com professores de História da Arte, no Ensino Superior, para levantar questões sobre o ensino dessa disciplina. Para discutir esse ensino, objetiva-se investigar, com base em um referencial teórico, a diversidade de histórias da arte encontradas nas entrevistas com os sujeitos de pesquisa. A relevância desse trabalho gira em torno da necessidade do estudo sobre o ensino da História da Arte. Indicamse os possíveis caminhos que, atualmente, são escolhidos no ensino da disciplina supracitada. A pesquisa, inserida no campo da Educação e da Arte, entende-se como uma exploração da formação em História da Arte dos arte-educadores e dos atravessamentos históricos que influenciam esse processo educativo. Pode-se concluir que os relatos dos professores entrevistados, ao longo do texto descritos, refletem algumas características da disciplina de História da Arte, que na formação dos arte-educadores se apresentam. São essas, a presença frequente de autores como Ernst Gombrich e Giulio Argan nas bibliografias básicas, o uso de procedimentos didático-metodológicos como aulas expositivo-dialogadas, seminários, elaboração de planos de aula e visita à museus e galerias e, ainda, identificação por parte dos professores com os Estudos Culturais e a Cultura Visual, além de tendências filosóficas e teorias de corte social e da escola crítica, especialmente pós-estruturalistas e pós-colonialistas. Entendeu-se, por fim, que os professores entrevistados entendem a disciplina de História da Arte como fundamental na formação básica dos arte-educadores.por
dc.contributor.advisor1Pereira, Marcelo de Andrade
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1518610535671838por
dc.contributor.referee1Victorio Filho, Aldo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4856601990720597por
dc.contributor.referee2Tomazetti, Elisete Medianeira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3942924352722374por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0834240669230618por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International