A contribuição dos softwares educativos no processo de alfabetização escolar: possibilidades e desafios
Resumen
A informática na educação é uma ferramenta de grande importância no processo de alfabetização, pois constitui um atrativo na aprendizagem, que desperta a curiosidade, permite a continuidade das atividades e estimula a criatividade facilitando a construção da produção escrita a partir das hipóteses formuladas. O software interativo direcionado a alfabetização possibilita ao aluno estabelecer relações, pensar, levantar e confrontar hipóteses, principalmente em relação ao erro, que lhe dá oportunidade de reconstruir o processo de solução da atividade. O referido artigo resulta de um estudo, o qual teve como propósito analisar softwares educativos e sua influência na apropriação da alfabetização. Por meio de uma pesquisa com abordagem qualitativa se coletaram dados através de observações sistemáticas e da atuação durante as aulas no laboratório de informática. O processo investigativo ocorreu em uma escola da Rede Pública de Ensino, com uma turma de 1ª série do Ensino Fundamental de oito anos. Na seqüência elencamos categorias para a descrição dos softwares escolhidos concomitante a análise e tratamento dos resultados demonstrados pelos alunos. Essa análise indicou que as atividades dos softwares utilizados apresentam um viés construtivista, pois a maioria das atividades proporcionadas permitem ao aluno a reconstrução de suas hipóteses a partir dos seus erros fazendo assim o caminho para uma aprendizagem significativa.