Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFernández, Edgardo Gustavo
dc.creatorFruet, Geraldo
dc.date.accessioned2016-07-07T14:50:02Z
dc.date.available2016-07-07T14:50:02Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1860
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractWith this article, we intend to problematize the continuing education of State Basic Education’s teachers from Rio Grande do Sul in Lições do Rio Grande Project which was mediated by a Virtual Teaching and Learning Environment (VTLE) in distance phase. For this, we discuss about the continuing education of state’s teacher, Information and Communication Technologies applied to education, the potential of VTLE and the organization and implementation of Lições do Rio Grande Project. After that, we present the distance phase of this project that was mediated by Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment. This research enabled to note that continuing education of teachers is enhanced by VTLE through organizing the study material and activities directed by multiplier teacher. Also by interactivity, constant interaction and collaboration between those involved (multiplier teacher and participant teachers) in this process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação continuada docentepor
dc.subjectAVEA (Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem)por
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.titleProjeto Lições do Rio Grande mediado por ambiente virtual de ensino aprendizagempor
dc.title.alternativeLições do Rio Grande project mediated by virtual teaching and learning environmenteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoNeste artigo, pretendemos problematizar a formação continuada de professores da Educação Básica Estadual do Rio Grande do Sul no Projeto Lições do Rio Grande, o qual foi mediado por um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) na etapa à distância. Para isso, abordamos sobre a formação continuada docente, as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) aplicadas à Educação, as potencialidades do AVEA e a organização e implementação do Projeto Lições do Rio Grande. Após, apresentamos como ocorreu a fase a distância desse projeto mediada pelo Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment). Por meio dessa investigação, constatamos que a formação continuada de professores da educação básica é potencializada pelo AVEA através da organização do material de estudo e das atividades orientadas pelo professor multiplicador. Também pela interatividade, interação constante e colaboração entre os envolvidos (professor multiplicador e professores cursistas) nesse processo.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples