dc.contributor.advisor | Amaral, Érico Marcelo Hoff do | |
dc.creator | Machado, Jorge Alexandre da Silva | |
dc.date.accessioned | 2019-11-05T13:29:13Z | |
dc.date.available | 2019-11-05T13:29:13Z | |
dc.date.issued | 2014-12-19 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18799 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This research is justified on the basis of those teachers who find themselves outside the technological means used in the school routine and in society. The objective of this research was to present an alternative to digital inclusion public school teachers’ statewide education of Cachoeira do Sul, qualifying them through basic computer workshops and Web search, starting point for future improvements. Inclusion in this proposal, the bibliographical research and informal accounts of the teachers were relevant to its development. In this proposal, the results were satisfactory because activities have shown that it is possible to include teachers in the technological universe through the planning function Informatics and methodology, which considered the individuality and rhythm of each teacher. The result also allowed the reflection of essential technology and methodology are aligned in the teaching-learning process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Professor | por |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Teacher | eng |
dc.subject | Technology | eng |
dc.title | Uma proposta de inclusão digital para docentes | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa se justifica em função daqueles professores que se encontram à margem dos meios tecnológicos utilizados na rotina escolar e na sociedade. O objetivo desta pesquisa foi apresentar uma alternativa de inclusão digital aos professores da rede pública estadual de educação de Cachoeira do Sul, qualificando-os por meio de oficinas de informática básica e pesquisa na Web, ponto de partida para futuros aperfeiçoamentos. Nesta proposta de inclusão, a pesquisa bibliográfica e os relatos informais das professoras foram relevantes para o seu desenvolvimento. Nesta proposta, os resultados foram satisfatórios porque as atividades desenvolvidas mostraram que é possível a inclusão de professores no universo tecnológico através da informática em função do planejamento e metodologia, que considerou a individualidade e ritmo de cada professor. O resultado também permitiu a reflexão da imprescindibilidade de tecnologia e metodologia estarem alinhadas no processo ensino-aprendizagem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |