Show simple item record

dc.contributor.advisorAmaral, Érico Marcelo Hoff do
dc.creatorMachado, Jorge Alexandre da Silva
dc.date.accessioned2019-11-05T13:29:13Z
dc.date.available2019-11-05T13:29:13Z
dc.date.issued2014-12-19
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18799
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis research is justified on the basis of those teachers who find themselves outside the technological means used in the school routine and in society. The objective of this research was to present an alternative to digital inclusion public school teachers’ statewide education of Cachoeira do Sul, qualifying them through basic computer workshops and Web search, starting point for future improvements. Inclusion in this proposal, the bibliographical research and informal accounts of the teachers were relevant to its development. In this proposal, the results were satisfactory because activities have shown that it is possible to include teachers in the technological universe through the planning function Informatics and methodology, which considered the individuality and rhythm of each teacher. The result also allowed the reflection of essential technology and methodology are aligned in the teaching-learning process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectTeachereng
dc.subjectTechnologyeng
dc.titleUma proposta de inclusão digital para docentespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa se justifica em função daqueles professores que se encontram à margem dos meios tecnológicos utilizados na rotina escolar e na sociedade. O objetivo desta pesquisa foi apresentar uma alternativa de inclusão digital aos professores da rede pública estadual de educação de Cachoeira do Sul, qualificando-os por meio de oficinas de informática básica e pesquisa na Web, ponto de partida para futuros aperfeiçoamentos. Nesta proposta de inclusão, a pesquisa bibliográfica e os relatos informais das professoras foram relevantes para o seu desenvolvimento. Nesta proposta, os resultados foram satisfatórios porque as atividades desenvolvidas mostraram que é possível a inclusão de professores no universo tecnológico através da informática em função do planejamento e metodologia, que considerou a individualidade e ritmo de cada professor. O resultado também permitiu a reflexão da imprescindibilidade de tecnologia e metodologia estarem alinhadas no processo ensino-aprendizagem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.