A impôrtancia da rotina escolar na educação infantil
Resumen
Esta pesquisa apresenta como tema central a importância da rotina escolar na Educação Infantil, ressaltando a realidade pedagógica de uma Escola de Educação Infantil no Município de Serafina Corrêa, RS. É possível dizer que a rotina escolar é uma ferramenta pedagógica que os professores podem utilizar em sala de aula como técnica metodológica na aprendizagem visto que a rotina terá como objetivo facilitar o desenvolvimento infantil. Quanto à metodologia que fundamentou esta pesquisa qualitativa, teve como instrumento observações e a aplicação de questionários. Participaram do estudo oito professoras da rede municipal de ensino, que teve como objetivos identificar a compreensão que as professoras têm sobre as rotinas escolares apontando ainda quais são as rotinas utilizadas por elas e identificar a importância que as mesmas representam no processo educacional nas classes de berçário, maternal e jardim . A partir dos dados coletados observou-se que as professoras seguem dois tipos de rotinas, sendo elas vistas como rotinas diárias e semanais. Cada turma observada segue uma sequência de atividades relacionadas à rotina escolar, mas a principal característica que as diferencia nos aspectos de tipos de tarefas de rotina varia muito pelas necessidades geradas pela criança e a cada faixa etária. Ao término deste trabalho constatou-se que estas ações recorrentes do dia a dia chamadas de rotina escolar poderão auxiliar no desenvolvimento infantil proporcionando autonomia e promovendo sentimentos de segurança no que diz respeito ao ambiente escolar e o aprendizado das crianças.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: