‘Entre’ multiplicidades de um coletivo: sobre a produção de diários da prática pedagógica
Resumo
Esta dissertação de mestrado opera com os conceitos de multiplicidade e agenciamentos coletivos (DELEUZE; GUATTARI, 2011, 2012); de modo a pensar as produções desenvolvidas junto aos estudantes dos Estágios Curriculares Supervisionados III e IV do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Nesses agenciamentos que se dão no coletivo, elegeu-se como materialidade os Diários da Prática Pedagógica, DPPs (OLIVEIRA, 2014), atentando para as possíveis interlocuções e contribuições na produção docente e na pesquisa em educação e artes. Pensa-se com as filosofias da diferença para compor uma escrita em meio aos encontros com signos, com os afetos e com os atravessamentos de um coletivo (DELEUZE, 2010). Apresenta-se como problemática: como os agenciamentos coletivos, os signos e as multiplicidades de um ‘bando’ podem atravessar os diários da prática pedagógica e compor com a produção docente e a pesquisa em educação e artes? Articula-se essa pesquisa ao método da autoetnografia, a partir dos estudos de Versiani (2005). Ao pensar e espreitar os agenciamentos coletivos, o encontro com signos e as multiplicidades de um ‘bando’ junto aos Diários da Prática Pedagógica, foi possível cartografar as conexões que se produzem no entre, movimentando o pensamento em meio ao coletivo.
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