O Programa Mais Educação e a educação física: a implementação em uma escola no interior do Rio Grande do Sul
Resumo
A ampliação da jornada escolar vem fazendo parte das preocupações do Ministério da Educação. Dentre as políticas públicas educacionais realizadas nos últimos anos, encontra-se o Programa Mais Educação, que surge com a intenção de ampliar a jornada escolar, fazendo com que o aluno permaneça por mais tempo na escola. Este estudo teve o objetivo de analisar a implementação do Programa Mais Educação no contexto da Educação Física para os Anos Iniciais, a partir de um estudo de caso em uma Escola Estadual no interior do Rio Grande do Sul. A metodologia tratou-se de uma pesquisa documental de natureza qualitativa, onde foram analisados o Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Plano de Ação do Programa Mais Educação desde sua implementação até o ano de 2014 na escola, na qual foram comparados às propostas do governo em relação a implantação do tempo integral. A análise de dados considerou duas unidades, nomeadas de: a) A proposta de planejamento do Programa Mais Educação de uma Escola Estadual do interior do Rio Grande do Sul; e b) A sistematização do Programa Mais Educação em oficinas de Educação Física para o atendimento aos alunos dos Anos Iniciais. Foi possível identificar barreiras para a implantação do programa, como a falta de infraestrutura e espaços físicos, a restrição de oferta de oficinas no contexto da Educação Física, limitando-se ao futsal e dança e o índice de participação nas oficinas, aquém do esperado.
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