Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Daniela Lopes dos
dc.creatorFreitas, Andriele Oliveira de
dc.date.accessioned2019-11-18T14:58:10Z
dc.date.available2019-11-18T14:58:10Z
dc.date.issued2015-02-27
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18947
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis paper develops the theme of motor development, recognizing its importance and relevance in the development process of children. The purpose is to evaluate the motor performance level of children from the 4th year of elementary school in two different schools, one in which Physical Education classes are taught by a specialized teacher and one where classes are taught by a general teacher. The study group was formed by 36 students, 18 from the school with specialized professional and 18 from the school with general teacher. The motor performance was evaluated using the “Bruininks and Oseretsk test of motor proficiency" - short version. The statistical analysis was performed using descriptive statistics and Student's t test, considering a significance level of 5%. There was a statistically significant difference between the two groups of students, and children who had class with a physical education teacher showed better results than the children who had lessons with a general teacher. It was concluded that the presence of a physical education professional in elementary schools is very important for a better motor development of students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProfissional de educação físicapor
dc.subjectEscolaspor
dc.subjectDesenvolvimento motorpor
dc.subjectPhysical education teachereng
dc.subjectSchoolseng
dc.subjectMotor developmenteng
dc.titleO papel da educação física no desenvolvimento motor das crianças do ensino globalizadopor
dc.title.alternativeThe role of physcial education on the motor development of children from global educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmeira das Missões, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho desenvolve o tema do desenvolvimento motor, reconhecendo sua importância e relevância no processo de desenvolvimento das crianças. Tem como objetivo analisar e comparar o nível de desempenho motor de crianças do 4 º ano do ensino fundamental de duas diferentes escolas, sendo uma em que as aulas de Educação Física são ministradas pelo professor especializado e outra em que as aulas são ministradas pelo professor unidocente. Fizeram parte do grupo de estudos 36 estudantes, sendo 18 da escola com profissional especializado e 18 da escola com unidocente. O desempenho motor foi avaliado através do teste Bruininks e Oseretsk test of motor proficiency” – forma curta. A análise estatística foi realizada através de estatística descritiva e teste t de Student, considerando-se um nível de significância de 5%. Observou-se diferença estatisticamente significante entre os dois grupos de alunos, sendo que as crianças que tinham aula com professor de Educação Física apresentaram melhores resultados do que as crianças que tinham aulas com unidocente. Conclui-se que a presença de um profissional de Educação Física nas séries iniciais é de extrema relevância para um melhor desenvolvimento motor dos estudantes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto