dc.contributor.advisor | Costa, Marcia Rejane Julio | |
dc.creator | Borges, Karine Lorensetti | |
dc.date.accessioned | 2019-11-18T15:29:50Z | |
dc.date.available | 2019-11-18T15:29:50Z | |
dc.date.issued | 2015-02-20 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18948 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | In the Educational process the dance education can not be seen only as a set of
movements to be performed, or skills to be repeated several times. It is usually only a
placeholder for year-end shows; but contribute in the basic skills that are
fundamental to human movement, development potential, ensure access ace
practices of body culture and way of relating to the world. This study aims to seek
information with teachers who did the accompanying dance workshops in schools or
not, and to participate in other training segments, considering its importance in the
school environment. Reflects upon the socialization tool and integration, crafted body
experience and the ease in communication that helps in the learning process.The
search will be applied through questionnaires and teachers from eight schools of
Serafina Corrêa, six local schools and two private schools. For the analysis of this
research will be made questionnaires with teachers, directed questions the dance
practices at school with the kids.The present study aimed to show teachers checking
the vision of teachers ... and the importance of dance in the school environment. For
the dance has very important role in the body development, learning and expression,
it needs to be addressed especially at school, where students have contact with
various areas of knowledge. Through our reflections; promote greater change in this,
arousing interest in ministering these classes which are cheerful and fun plus all the benefits you have. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Dança | por |
dc.subject | Lúdico | por |
dc.subject | Experiência | por |
dc.subject | Ritmo | por |
dc.subject | Coordenação motora | por |
dc.subject | Dance | eng |
dc.subject | Playful | eng |
dc.subject | Experience | eng |
dc.subject | Pace | eng |
dc.subject | Motor coordination | eng |
dc.title | A dança no ambiente escolar: uma reflexão a partir da percepção docente | por |
dc.title.alternative | Dance in school environment: a reflection from the perception teachers | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Serafina Corrêa, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD | por |
dc.description.resumo | No processo Educacional o ensino da dança não pode ser visto apenas como um
conjunto de movimentos a serem realizados, ou habilidades a serem repetidas
diversas vezes. Geralmente é um espaço reservado apenas para espetáculos de
final de ano; mas contribuir nas habilidades básicas que são fundamentais para o
movimento humano, no desenvolvimento das potencialidades, garantir o acesso ás
práticas da cultura corporal e a forma de se relacionar com o mundo. O presente
trabalho tem como objetivo buscar informações com os professores que fizeram o
acompanhamento de oficinas de dança nas escolas ou não, bem como a sua
participação em outros segmentos de formação, analisando a importância da mesma
no ambiente escolar. Busca refletir sobre o instrumento de sociabilização e
integração, a experiência corporal trabalhada e a desenvoltura na comunicação que
auxilia no processo ensino aprendizagem. A pesquisa será aplicada por meio de
questionários e com professores de oito escolas de Serafina Corrêa, sendo seis
escolas Municipais e duas escolas Particulares. Para a análise desta pesquisa serão
feitos questionários com os professores, questões direcionadas as práticas de dança
no ambiente escolar com as crianças. O presente estudo visou mostrar aos
professores verificando a visão dos professores...e a importância da dança no
ambiente escolar. Pois a dança tem papel muito importante para o desenvolvimento
corporal, aprendizagem e expressão, ela precisa ser trabalhada principalmente no
ambiente escolar, onde os alunos tem contato com várias áreas do conhecimento.
Através das reflexões feitas; promover uma maior movimentação nesta, despertando
o interesse em ministrar estas aulas que são alegres e divertidas além de todos os
benefícios que possui. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |