Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVielmo, Sandra Eliza
dc.creatorCabral, Camila Ines Ribeiro
dc.date.accessioned2019-11-19T11:25:16Z
dc.date.available2019-11-19T11:25:16Z
dc.date.issued2015-12-19
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18956
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractMany high school students have difficulty understanding the concepts related to the sine and cosine functions, not understanding how a real domain function can be related to values previously calculated from angles in degrees. In this sense, this study aimed to conduct a study to determine whether the use of technological resources, more precisely the dynamic geometry software GeoGebra, in the classroom would help students understand this. Thus, it was performed literature on the subject and elaborate a didactic sequence on this subject, composed of activities that sought to facilitate understanding of the concepts and the construction of graphs of sine and cosine functions. The teaching sequence was developed in a class of second year of high school of a private school in the state of Rio Grande do Sul. After the development of the proposed activities in the didactic sequence, by applying a questionnaire, it was found that the use of GeoGebra in the classroom can motivate students to study mathematics and facilitate the understanding of mathematical concepts, easily viewed by using this software.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFunções trigonométricas seno e cossenopor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectTrigonometric functions sine and cosineeng
dc.subjectDidactic sequenceeng
dc.titleUtilização do geogebra no processo de ensino aprendizagem das funções trigonométricas seno e cossenopor
dc.title.alternativeThe use of geogebra in the process of learning the trigonometric functions sine and cosineeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Matemática no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoMuitos alunos do Ensino Médio apresentam dificuldade em compreender os conceitos relacionados às funções seno e cosseno, não entendendo como uma função de domínio real pode ter relação com valores até então calculados a partir de ângulos em graus. Neste sentido, o presente trabalho propôs-se a realizar um estudo a fim de verificar se a utilização de recursos tecnológicos, mais precisamente o software de geometria dinâmica GeoGebra, em sala de aula auxiliaria os alunos nessa compreensão. Para tanto, foi efetuada pesquisa bibliográfica sobre o assunto e elaborada uma sequência didática acerca deste tema, composta por atividades que buscavam facilitar a compreensão dos conceitos e a construção dos gráficos das funções seno e cosseno. A sequência didática foi desenvolvida em uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola particular do interior do estado do Rio Grande do Sul. Após o desenvolvimento das atividades propostas na sequência didática, por meio da aplicação de um questionário, foi possível constatar que a utilização do GeoGebra em sala de aula pode motivar os alunos ao estudo de Matemática e facilitar a compreensão dos conceitos matemáticos, facilmente visualizados através da utilização deste software.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto