dc.contributor.advisor | Vielmo, Sandra Eliza | |
dc.creator | Cabral, Camila Ines Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2019-11-19T11:25:16Z | |
dc.date.available | 2019-11-19T11:25:16Z | |
dc.date.issued | 2015-12-19 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18956 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | Many high school students have difficulty understanding the concepts related to the sine and
cosine functions, not understanding how a real domain function can be related to values
previously calculated from angles in degrees. In this sense, this study aimed to conduct a
study to determine whether the use of technological resources, more precisely the dynamic
geometry software GeoGebra, in the classroom would help students understand this. Thus, it
was performed literature on the subject and elaborate a didactic sequence on this subject,
composed of activities that sought to facilitate understanding of the concepts and the
construction of graphs of sine and cosine functions. The teaching sequence was developed in
a class of second year of high school of a private school in the state of Rio Grande do Sul.
After the development of the proposed activities in the didactic sequence, by applying a
questionnaire, it was found that the use of GeoGebra in the classroom can motivate students
to study mathematics and facilitate the understanding of mathematical concepts, easily viewed by using this software. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Funções trigonométricas seno e cosseno | por |
dc.subject | GeoGebra | por |
dc.subject | Sequência didática | por |
dc.subject | Trigonometric functions sine and cosine | eng |
dc.subject | Didactic sequence | eng |
dc.title | Utilização do geogebra no processo de ensino aprendizagem das funções trigonométricas seno e cosseno | por |
dc.title.alternative | The use of geogebra in the process of learning the trigonometric functions sine and cosine | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | Muitos alunos do Ensino Médio apresentam dificuldade em compreender os conceitos
relacionados às funções seno e cosseno, não entendendo como uma função de domínio real
pode ter relação com valores até então calculados a partir de ângulos em graus. Neste sentido,
o presente trabalho propôs-se a realizar um estudo a fim de verificar se a utilização de
recursos tecnológicos, mais precisamente o software de geometria dinâmica GeoGebra, em
sala de aula auxiliaria os alunos nessa compreensão. Para tanto, foi efetuada pesquisa
bibliográfica sobre o assunto e elaborada uma sequência didática acerca deste tema, composta
por atividades que buscavam facilitar a compreensão dos conceitos e a construção dos
gráficos das funções seno e cosseno. A sequência didática foi desenvolvida em uma turma de
segundo ano do Ensino Médio de uma escola particular do interior do estado do Rio Grande
do Sul. Após o desenvolvimento das atividades propostas na sequência didática, por meio da
aplicação de um questionário, foi possível constatar que a utilização do GeoGebra em sala de
aula pode motivar os alunos ao estudo de Matemática e facilitar a compreensão dos conceitos
matemáticos, facilmente visualizados através da utilização deste software. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |