Obesidade infantil: desafio para o professor de educação física
Abstract
A obesidade infantil é uma doença de causas múltiplas e apresenta uma tendência crescente, devido essencialmente aos maus hábitos alimentares e ao sedentarismo. O objetivo deste trabalho consiste em verificar se há alunos com sobrepeso e obesidade que frequentam o “Projeto Guardião”, desenvolvido na escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás na cidade de Santa Cruz do Sul (RS). Fizeram parte da amostra vinte crianças entre 10 e 11 anos de ambos os sexos. A pesquisa foi descritiva, e na coleta de dados foi utilizado um questionário contendo questões de comportamento alimentar, parâmetros corporais e atividade física. Mensurar a antropometria torna-se um fator de diagnóstico da incidência de doenças não transmissíveis, sendo assim, o uso de indicadores antropométricos, tais como Índice de Massa Corporal e Circunferência da Cintura, foram usados na interpretação dos resultados que apresentaram obesidade e sobrepeso na amostra. Concluímos que no sexo feminino o sedentarismo e inatividade física são superiores, ficando este sexo predisposto ao excesso de peso. Os alunos com prevalência de obesidade e sobrepeso consomem mais alimentos não saudáveis do que os com percentual normal. Assim, buscamos uma reflexão sobre como a Escola e a Educação Física podem proporcionar ações educativas para a promoção de bons hábitos alimentares e para a prática de atividade física.
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