Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Daniela Lopes dos
dc.creatorAmorim, Rodrigo Oliveira de
dc.date.accessioned2019-11-20T14:01:53Z
dc.date.available2019-11-20T14:01:53Z
dc.date.issued2015-02-27
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18984
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractIt is well known that in elementary school is overwhelmingly greater the number of women compared to men. This paper discusses the male reference in the first years of elementary school and the vision of the school community in the city of Cruz Alta, RS. The study was conducted based on the descriptive research method, which notes, records, analyzes and correlates facts or phenomena (variables) without manipulating them. Participants were members of the school community of schools that have male teachers in the first years of elementary school in the city of Cruz Alta, RS. For data collection a different questionnaire with open questions was used for each group studied: students, parents, teachers and staff and male teachers. The answers were grouped according to the type of sample (parents, teachers and school directors). the percentages of responses were calculated and these were categorized according to key words. Male teachers are present in only seven schools during the first years of elementary education in the city of Cruz Alta. It was found that the school community considers important the presence of male teachers in this stage of education. Students said they like to have male teachers according to parents and teachers. Most male teachers said that parents and guardians have different attitudes when they realize that their children are having classes with male professionals, but after the work progress and observing the teacher´s ethical and correct posture, parents gained confidence and even according to most teachers there is no prejudice against these teachers.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectReferência masculinapor
dc.subjectProfessores homenspor
dc.subjectComunidade escolarpor
dc.subjectMale referenceeng
dc.subjectMale teacherseng
dc.subjectSchool communityeng
dc.titleA referência masculina nos anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeThe male reference in the first years of elementary schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmeira das Missões, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoÉ sabido que na educação básica é esmagadoramente maior a presença de mulheres em comparação a de homens. Este trabalho discorre sobre a referência masculina nos anos iniciais do ensino fundamental bem como a visão da comunidade escolar de Cruz Alta sobre estes profissionais. O trabalho foi desenvolvido com base em um método de pesquisa descritiva, a qual observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos (variáveis) sem manipulá-los. Fizeram parte do estudo membros da comunidade escolar das escolas que possuem professores homens na docência nos anos Iniciais do ensino fundamental do Município de Cruz Alta, RS. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário para cada categoria sendo alunos, pais, professoras e equipe diretiva e professores homens contendo perguntas abertas. As respostas obtidas, foram separadas de acordo com o tipo de amostra (pais, professores e direção da escola), calculou-se os percentuais das respostas e estas foram categorizadas, quando era o caso, de forma que se chegasse a um grupo de palavras-chave citadas. Professores homens estão presentes em apenas sete escolas nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Cruz Alta. Verificou-se que a comunidade escolar destas escolas considera importante a presença de professores homens nesta etapa de ensino. Os alunos afirmam que gostam de ter professores homens segundo pais e professoras a maioria dos comentários são positivos. A maioria dos professores homens disseram que pais e responsáveis tem atitudes diferentes quando percebem que seus filhos estão tendo aula com profissionais do sexo masculino, porém após o andamento do trabalho e a postura ética e correta os pais adquirem confiança e ainda segundo a maioria das professoras não existe preconceito contra estes professores.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto