A utilização do geoplano no ensino de probabilidade geométrica: uma possibilidade para o ensino da matemática no ensino médio
Visualizar/ Abrir
Data
2016-05-14Autor
Oliveira, Daniele Holzschuh de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho consiste numa aula experimental de Ensino de Probabilidade no
Ensino Médio, com ênfase no conceito de Probabilidade Geométrica, usando o
geoplano. O objetivo deste trabalho é mostrar as diferentes abordagens do conceito
de Probabilidade Geométrica, diferentemente do que mostra nos livros didáticos,
tanto em termos de conteúdo quanto de aplicações e inter-relações com outras
áreas da própria Matemática. Inicia-se com um pouco da teoria e definições da
Probabilidade e Probabilidade Geométrica, juntamente com alguns exemplos e
soluções.Após, foi feito um planejamento de como seria organizado a aula. Com
isso, a aula inicia-se com a confecção do geoplano, logo após foi introduzido um
pouco a história da Probabilidade e Probabilidade Geométrica, seguindo-se uma
seção com teoria e prática através de resoluções de problemas envolvendo a
Probabilidade no geoplano. Nesta seção, foram aplicados problemas envolvendo a
Probabilidade e a Geometria utilizando o geoplano, suas respectivas soluções e
análises das resoluções dos alunos nas atividades propostas. Após a aula, foi
aplicadouma auto avaliação, com perguntas referentes à metodologia utilizada
durante a aula. Seguem-se as considerações finais do autor e um apêndice do
questionário de auto avaliação citada acima.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: