Mostrar registro simples

dc.creatorBarin, Ana Cláudia
dc.date.accessioned2019-11-25T16:09:52Z
dc.date.available2019-11-25T16:09:52Z
dc.date.issued2019-06-24
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19042
dc.description.abstractThis PhD dissertation presents childhood as potency along with the concept of becoming a child as the power present in the production of a research in the fields of Education and Arts. It conceives Education through fabulation based on authors such as Ronald Bogue (2011), Gilles Deleuze and Félix Guattari (2010; 2011). It concerns the following question as a research problem: What can the becoming of a child do in education through fabulation? It explores an education which proposes encounters with invention, interweaves questionings about memory and time as duration along with Henri Bergson (2005), betting on non-linear time leaps, and thought as philosophies of difference. As methodology, it embraces the fabulation to problematize the resistance of minorities and the reinvention of a language that stutters while being created. It uses literature, images and writings as possible agents of child potencies. The dissertation presents as results moving gears that cross the possible learning processes with the artistic productions, formal and non-formal educational spaces, besides exhibition environments. It also depicts the sewing of what art allows to be learned with education and vice-versa by meansof the materiality investigated in this dissertation.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDevir-criançapor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectEducação e artepor
dc.subjectFabulaçãopor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectThe becoming of a childeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectEducation and arteng
dc.subjectFabulationeng
dc.subjectLiteratureeng
dc.titleInvento-me: potências do devir-criança -uma educação pela fabulaçãopor
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEsta escrita de tese de doutorado apresenta a infância como potência com o conceito de devir-criança, enquanto força vigente na produção de uma pesquisa que se volta para o campo da educação e das artes. Pensa uma educação pela fabulação a partir de autores como Ronald Bogue (2011), Gilles Deleuze e Félix Guattari (2010, 2011). Cerne, como problema a seguinte questão: O que pode a potência do devircriança em uma educação pela fabulação? Explora uma educação que propõe encontros com a invenção, enlaça indagações da memória e do tempo como duração junto a Henri Bergson (2005), apostando nos saltos de tempos não lineares e pensados com as filosofias da diferença. Como metodologia, acolhe a fabulação para problematizar a resistência de minorias e a reinvenção de uma língua que gagueja ao criançar-se. Utiliza como possível agenciador das potências da criança a literatura, as imagens e as escritas. Apresenta como resultados moventes engrenagens que perpassam pelas possíveis aprendizagens com a produção artística, espaços educativos formais e não formais, além de ambientes de exposições. Retrata a costura do que a arte possibilita aprender com a educação e vice-versa a partir da materialidade investigada nesta tese.por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Marilda Oliveira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7835230852202032por
dc.contributor.referee1Mossi, Cristian Poletti
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9298073969911416por
dc.contributor.referee2Dalmaso, Alice Copetti
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7551023626533385por
dc.contributor.referee3Cardonetti, Vivien Kelling
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1649742737541059por
dc.contributor.referee4Leite, Cesar Donizeti Pereira
dc.contributor.referee4Latteshttps://orcid.org/0000-0001-8889-750Xpor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9531484086157168por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International