dc.creator | Barin, Ana Cláudia | |
dc.date.accessioned | 2019-11-25T16:09:52Z | |
dc.date.available | 2019-11-25T16:09:52Z | |
dc.date.issued | 2019-06-24 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19042 | |
dc.description.abstract | This PhD dissertation presents childhood as potency along
with the concept of becoming a child as the power present in
the production of a research in the fields of Education and
Arts. It conceives Education through fabulation based on
authors such as Ronald Bogue (2011), Gilles Deleuze and
Félix Guattari (2010; 2011). It concerns the following question
as a research problem: What can the becoming of a child do in
education through fabulation? It explores an education which
proposes encounters with invention, interweaves questionings
about memory and time as duration along with Henri Bergson
(2005), betting on non-linear time leaps, and thought as
philosophies of difference. As methodology, it embraces the
fabulation to problematize the resistance of minorities and the
reinvention of a language that stutters while being created. It
uses literature, images and writings as possible agents of child
potencies. The dissertation presents as results moving gears
that cross the possible learning processes with the artistic
productions, formal and non-formal educational spaces,
besides exhibition environments. It also depicts the sewing of
what art allows to be learned with education and vice-versa by
meansof the materiality investigated in this dissertation. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Devir-criança | por |
dc.subject | Memória | por |
dc.subject | Educação e arte | por |
dc.subject | Fabulação | por |
dc.subject | Literatura | por |
dc.subject | The becoming of a child | eng |
dc.subject | Memory | eng |
dc.subject | Education and art | eng |
dc.subject | Fabulation | eng |
dc.subject | Literature | eng |
dc.title | Invento-me: potências do devir-criança -uma educação pela fabulação | por |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | Esta escrita de tese de doutorado apresenta a infância como
potência com o conceito de devir-criança, enquanto força
vigente na produção de uma pesquisa que se volta para o
campo da educação e das artes. Pensa uma educação pela
fabulação a partir de autores como Ronald Bogue (2011),
Gilles Deleuze e Félix Guattari (2010, 2011). Cerne, como
problema a seguinte questão: O que pode a potência do devircriança em uma educação pela fabulação? Explora uma
educação que propõe encontros com a invenção, enlaça
indagações da memória e do tempo como duração junto a
Henri Bergson (2005), apostando nos saltos de tempos não
lineares e pensados com as filosofias da diferença. Como
metodologia, acolhe a fabulação para problematizar a
resistência de minorias e a reinvenção de uma língua que
gagueja ao criançar-se. Utiliza como possível agenciador das
potências da criança a literatura, as imagens e as escritas.
Apresenta como resultados moventes engrenagens que
perpassam pelas possíveis aprendizagens com a produção
artística, espaços educativos formais e não formais, além de
ambientes de exposições. Retrata a costura do que a arte
possibilita aprender com a educação e vice-versa a partir da
materialidade investigada nesta tese. | por |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Marilda Oliveira de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7835230852202032 | por |
dc.contributor.referee1 | Mossi, Cristian Poletti | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9298073969911416 | por |
dc.contributor.referee2 | Dalmaso, Alice Copetti | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7551023626533385 | por |
dc.contributor.referee3 | Cardonetti, Vivien Kelling | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1649742737541059 | por |
dc.contributor.referee4 | Leite, Cesar Donizeti Pereira | |
dc.contributor.referee4Lattes | https://orcid.org/0000-0001-8889-750X | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9531484086157168 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |