dc.contributor.advisor | Hatje, Marli | |
dc.creator | Goulart, Vera Lucia Vieira | |
dc.date.accessioned | 2019-11-28T14:04:23Z | |
dc.date.available | 2019-11-28T14:04:23Z | |
dc.date.issued | 2015-02-21 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19062 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This work is the result of a survey conducted in San Borja / RS involving
physical education in the early years of elementary school, and aimed to analyze the
reality of physical education discipline in this school stage, in the municipality, from
the following aspects: a) number of classes offered from 1st to 5th year, b) the profile
of teachers; c) the integration of EF with the pedagogical proposal of the school
(PPE); d) the activities and EF content wrought; e) the locations where classes are
developed. 34 teachers from seven public schools were interviewed. The data show
that most schools offer two hours per week of physical education, 61.76% of the
teachers are teachers, 85% of respondents indicate integration between the PPE and
physical education; fun and games are the activities most developed in the classroom
or on the patio. The importance of physical education in human development, it
would be necessary to expand the hours of classes in the early years and make
compulsory the presence of a teacher qualified in this discipline. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Anos iniciais | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.subject | Early years | eng |
dc.subject | Elementary school | eng |
dc.title | A educação física nos anos iniciais do ensino fundamental no município de São Borja - RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Quaraí, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada em São Borja/RS
envolvendo a educação física nos anos iniciais do ensino fundamental, e teve por
objetivo analisar a realidade da disciplina de educação física nessa etapa escolar, no
referido município, a partir dos seguintes aspectos: a) número de aulas ofertadas do
1º ao 5º ano, b)do perfil dos professores; c) da integração da EF com a proposta
pedagógica da escola (PPE); d) das atividades e conteúdos de EF trabalhados; e)
dos locais em que são desenvolvidas as aulas. Foram entrevistados 34 professores
de sete escolas públicas. Os dados mostram que a maioria das escolas oferece
duas horas semanais à educação física, 61,76% dos professores são pedagogos,
85% dos entrevistados apontam integração entre o PPE e a educação física;
brincadeiras e jogos são as atividades mais desenvolvidas em sala de aula ou no
pátio. Pela importância da educação física no desenvolvimento humano, seria
necessário ampliar a carga horária de aulas nos anos iniciais, bem como tornar
obrigatória a presença de um professor habilitado nessa disciplina. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |