dc.creator | Lima, Edilma Machado de | |
dc.date.accessioned | 2019-11-28T14:40:42Z | |
dc.date.available | 2019-11-28T14:40:42Z | |
dc.date.issued | 2019-07-10 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19063 | |
dc.description.abstract | Assistive Technology can break down barriers and provide disabled people with
equality. For these people to be integrated, it is important that teachers are
pedagogically, as well as technologically competent, since knowledge from these two
processes go far beyond practice. Having this stated, it is extremely important for
teachers to have studied and acquired knowledge in terms of Assistive Technology
since initial formation. The aim of this research was to know how teacher training (TT)
has been developed in the matter of Technological-Pedagogical Fluency (TPF)
regarding Assistive Technology (AT) in the Pedagogy course of the State University of
Rio Grande do Sul (UERGS). The principles of the cartographic method exposed in
the Problem-Dialogical Matrix (PDM), Theme-Organizing Matrix (TOM), Theme-
Analyzing Matrix (TAM) and also of the constructivist spiral planning, action,
observation and reflection, typical from the participatory action research, have been
used as guideline to the research with teachers and college students. The used
resources for data collecting were the survey, participant observation, and documental
analysis. This research used the principles of the social-historical educational theory,
more specifically the postulates of Vigotsky. The results suggested that the university
in study, UERGS, has been trying to suit university requirements, as well as modern
needs drawn by public policies of special education and teacher training. However,
most of these efforts depend on financial investments. Shortages in a more
consolidated financing have been provoking losses in the quality of teacher training in
the Pedagogy course. Concurrent to institutional issues, it is essential to invest in the
enhancement of the TPF of the faculty in higher education so that teachers are capable
of joining the AT when working in elementary education. The conclusion is that the
development of TPF in teacher’s basic training is fundamental for the integration of the
AT in a way it strengthens disabled people’s autonomy, social and cognitive
competencies. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Tecnologia assistiva | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Fluência tecnológico-pedagógica | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Assistive technology | eng |
dc.subject | Public policies | eng |
dc.subject | Technological-pedagogical fluency | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.title | Formação de professores para a fluência tecnológico-pedagógica em tecnologia assistiva no curso de pedagogia | por |
dc.title.alternative | Teacher training in the development of technological-pedagogical fluency in assistive technology in the pedagogy course | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | As Tecnologias Assistivas podem eliminar barreiras e oferecer equidade às pessoas
com deficiência. Para sua integração, é importante que os professores sejam fluentes
tecnológica e pedagogicamente, pois os conhecimentos desses recursos vão muito
além da prática. Para isso, é fundamental que, durante a formação inicial, sejam
desenvolvidos conhecimentos sobre essa área. Nesta pesquisa, buscou-se saber
como ocorre a formação de professores (FP) para a Fluência Tecnológico-Pedagógica
(FTP) em Tecnologia Assistiva (TA) no Curso de Pedagogia da UERGS. Os princípios
da cartografia, explicitada na Matriz Dialógico-Problematizadora (MDP), na Matriz
Temático-Organizadora (MTO) e na Matriz Temático-Analítica (MTA), e dos ciclos
espiralados de planejamento, ação, observação e reflexão, típicos da pesquisa-ação,
orientaram metodologicamente a investigação com professores e acadêmicos. Os
instrumentos para a produção dos dados foram: questionário survey, observação
participante e análise documental. A pesquisa balizou-se pelos princípios da teoria
sócio-histórica, mais especificamente pelos postulados de Vigotsky. Como resultados,
identificou-se que a UERGS vem buscando adequar-se às exigências universitárias e
às necessidades contemporâneas, delineadas pelas políticas públicas da Educação
Especial e formação de professores. Entretanto, esses esforços dependem, em
grande parcela, de investimentos financeiros. A falta de financiamento mais
consolidado gera grandes prejuízos na qualidade da formação dos professores no
curso de Pedagogia. Paralelamente aos desafios institucionais, é imprescindível
investir no aprimoramento da FTP do corpo docente no Ensino Superior, para que se
possa formar professores com conhecimentos para integrarem as TA, quando de sua
performance na Educação Básica. Conclui-se, portanto, que o desenvolvimento de
FTP, durante a formação inicial, é basilar para que ocorra integração das TA de modo
a fortalecer a socialização, autonomia e desenvolvimento cognitivo das pessoas com
deficiência. | por |
dc.contributor.advisor1 | Mallmann, Elena Maria | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4353719005526350 | por |
dc.contributor.referee1 | Amante, Lúcia da Graça Cruz Domingues | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6232962143996178 | por |
dc.contributor.referee2 | Conforto, Debora | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1970507120021597 | por |
dc.contributor.referee3 | Vargas, Rosane da Conceição | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3825060764872260 | por |
dc.contributor.referee4 | Pavão, Ana Cláudia Oliveira | |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/7103505448590793 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4310465894366113 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |