dc.creator | Stangherlin, Thaís Virginea Borges Marchi | |
dc.date.accessioned | 2019-11-28T19:03:20Z | |
dc.date.available | 2019-11-28T19:03:20Z | |
dc.date.issued | 2018-12-03 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19068 | |
dc.description.abstract | This thesis is linked to Research Line 1 of the Post-Graduation Program in Education:
Training, Knowledge and Professional Development and presents as main problem
the teacher training and school inclusion seen from the prism of the life history of
a student with a disability and the narratives of his family and his former teachers.
The purpose of this study was to investigate and understand the teacher training of
the common teaching teacher to act in the perspective of inclusive education and to
analyze the narratives of the teachers correlating them with the educational public
policies in force in the field of Special Education. For the organization of the research,
the qualitative approach was chosen through the (auto) biographical method
as a way to reach the objectives outlined in this proposal. The dimensions of the
chosen method allowed the use of the biographical-narrative methodology as a way
to construct the history of a student with a disability and to collect and analyze the
family narratives and their former teachers as empirical materials of the research.
The research points to the formation of teachers and school inclusion as two issues
that need to be rethought from the innumerable difficulties that the school and society
face in relation to the adaptation to the parameters established by the Special Education
policies. The theoretical-methodological framework that accompanied the development
of the research is based on the studies of Abrahão (2003; 2004); Delory-
Momberger (2012); Bolivar (2002); Ferrarotti (2010); Rodrigues (2007); Correia
(2010); among others. At the end of the research, it is concluded that teacher training,
although necessary, is not an essential alternative for the consolidation of the
proposal for school inclusion, and it is necessary to consider the promotion of a third
institution that would represent the middle path towards school inclusion established
in public policies in relation to inclusive education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Inclusão escolar | eng |
dc.subject | (Auto)biografia | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | School inclusion | eng |
dc.subject | (Auto)biography | eng |
dc.title | Narrativas sobre inclusão escolar: a história de Arthur | por |
dc.title.alternative | Narratives on school inclusion: the history of Arthur | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | Essa tese, está vinculada a Linha de Pesquisa 1: Formação, Saberes e
Desenvolvimento profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação, e
apresenta como problemática principal a formação docente e a inclusão escolar
vistas sob o prisma da história de vida de um estudante com deficiência e das
narrativas de sua família e de suas ex-professoras. Pretendeu-se com a proposição
deste estudo, investigar e compreender a formação docente do professor do ensino
comum para atuação na perspectiva da educação inclusiva e analisar as narrativas
dos professores correlacionando-as com as políticas públicas educacionais vigentes
no campo da Educação Especial. Para organização da pesquisa optou-se pela
abordagem qualitativa através do método (auto)biográfico como modo de alcançar
os objetivos traçados nessa proposta. As dimensões do método escolhido
possibilitaram o uso da metodologia biográfico-narrativa como caminho para
construir a história de um estudante com deficiência e recolher e analisar as
narrativas familiares e de suas ex-professoras como materiais empíricos da
pesquisa. A investigação aponta a formação de professores e inclusão escolar como
dois assuntos que precisam ser repensados a partir das inúmeras dificuldades que a
escola e a sociedade enfrentam frente à adequação aos parâmetros estabelecidos
pelas políticas de Educação Especial. O referencial teórico-metodológico que
acompanhou o desenvolvimento da investigação está baseado nos estudos de
Abrahão (2003; 2004);
Delory-Momberger (2012); Bolívar (2002); Ferrarotti (2010); Rodrigues (2007);
Correia (2010); entre outros. Ao cabo da investigação conclui-se que a formação de
professores apesar de necessária não é alternativa fulcral para a consolidação da
proposta de inclusão escolar, bem como é necessário pensar no fomento de uma
terceira instituição que representaria o caminho do meio em direção a inclusão
escolar estabelecida como meta nas políticas públicas vigentes em relação à
educação inclusiva. | por |
dc.contributor.advisor1 | Antunes, Helenise Sangoi | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6804330341401151 | por |
dc.contributor.referee1 | Abrahão, Maria Helena Menna Barreto | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0244287001731375 | por |
dc.contributor.referee2 | Costas, Fabiane Adela Tonetto | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3514821940003826 | por |
dc.contributor.referee3 | Batalha, Denise Valduga | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4981396549315311 | por |
dc.contributor.referee4 | Dolwitsch, Julia Bolssoni | |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/4439946147010044 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4458739568225501 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |