Mostrar registro simples

dc.creatorStangherlin, Thaís Virginea Borges Marchi
dc.date.accessioned2019-11-28T19:03:20Z
dc.date.available2019-11-28T19:03:20Z
dc.date.issued2018-12-03
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19068
dc.description.abstractThis thesis is linked to Research Line 1 of the Post-Graduation Program in Education: Training, Knowledge and Professional Development and presents as main problem the teacher training and school inclusion seen from the prism of the life history of a student with a disability and the narratives of his family and his former teachers. The purpose of this study was to investigate and understand the teacher training of the common teaching teacher to act in the perspective of inclusive education and to analyze the narratives of the teachers correlating them with the educational public policies in force in the field of Special Education. For the organization of the research, the qualitative approach was chosen through the (auto) biographical method as a way to reach the objectives outlined in this proposal. The dimensions of the chosen method allowed the use of the biographical-narrative methodology as a way to construct the history of a student with a disability and to collect and analyze the family narratives and their former teachers as empirical materials of the research. The research points to the formation of teachers and school inclusion as two issues that need to be rethought from the innumerable difficulties that the school and society face in relation to the adaptation to the parameters established by the Special Education policies. The theoretical-methodological framework that accompanied the development of the research is based on the studies of Abrahão (2003; 2004); Delory- Momberger (2012); Bolivar (2002); Ferrarotti (2010); Rodrigues (2007); Correia (2010); among others. At the end of the research, it is concluded that teacher training, although necessary, is not an essential alternative for the consolidation of the proposal for school inclusion, and it is necessary to consider the promotion of a third institution that would represent the middle path towards school inclusion established in public policies in relation to inclusive education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectInclusão escolareng
dc.subject(Auto)biografiaeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectSchool inclusioneng
dc.subject(Auto)biographyeng
dc.titleNarrativas sobre inclusão escolar: a história de Arthurpor
dc.title.alternativeNarratives on school inclusion: the history of Arthureng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEssa tese, está vinculada a Linha de Pesquisa 1: Formação, Saberes e Desenvolvimento profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação, e apresenta como problemática principal a formação docente e a inclusão escolar vistas sob o prisma da história de vida de um estudante com deficiência e das narrativas de sua família e de suas ex-professoras. Pretendeu-se com a proposição deste estudo, investigar e compreender a formação docente do professor do ensino comum para atuação na perspectiva da educação inclusiva e analisar as narrativas dos professores correlacionando-as com as políticas públicas educacionais vigentes no campo da Educação Especial. Para organização da pesquisa optou-se pela abordagem qualitativa através do método (auto)biográfico como modo de alcançar os objetivos traçados nessa proposta. As dimensões do método escolhido possibilitaram o uso da metodologia biográfico-narrativa como caminho para construir a história de um estudante com deficiência e recolher e analisar as narrativas familiares e de suas ex-professoras como materiais empíricos da pesquisa. A investigação aponta a formação de professores e inclusão escolar como dois assuntos que precisam ser repensados a partir das inúmeras dificuldades que a escola e a sociedade enfrentam frente à adequação aos parâmetros estabelecidos pelas políticas de Educação Especial. O referencial teórico-metodológico que acompanhou o desenvolvimento da investigação está baseado nos estudos de Abrahão (2003; 2004); Delory-Momberger (2012); Bolívar (2002); Ferrarotti (2010); Rodrigues (2007); Correia (2010); entre outros. Ao cabo da investigação conclui-se que a formação de professores apesar de necessária não é alternativa fulcral para a consolidação da proposta de inclusão escolar, bem como é necessário pensar no fomento de uma terceira instituição que representaria o caminho do meio em direção a inclusão escolar estabelecida como meta nas políticas públicas vigentes em relação à educação inclusiva.por
dc.contributor.advisor1Antunes, Helenise Sangoi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6804330341401151por
dc.contributor.referee1Abrahão, Maria Helena Menna Barreto
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0244287001731375por
dc.contributor.referee2Costas, Fabiane Adela Tonetto
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3514821940003826por
dc.contributor.referee3Batalha, Denise Valduga
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4981396549315311por
dc.contributor.referee4Dolwitsch, Julia Bolssoni
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4439946147010044por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4458739568225501por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International