dc.contributor.advisor | Ferreira, Liliana Soares | |
dc.creator | Ramos, Maria Judite Pinto | |
dc.date.accessioned | 2019-11-29T12:18:14Z | |
dc.date.available | 2019-11-29T12:18:14Z | |
dc.date.issued | 2015-11-02 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19072 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This study aimed at a better understanding of the work of the pedagogical front coordination officer to the continuing education of teachers and has been prepared through a literature and qualitative research. Thus, for our work were successful, we applied interviews with questions that were answered by the coordinators who work in a public school of basic education and for analysis and interpretation of the data we used the speech analysis technique. Thus, from the coordinators of the reports was possible to characterize the work of the pedagogical front coordination managers to continuing teacher training, as well as knowing adopted management strategies that constitute a large share of this professional to mobilize teachers in order to improve of the knowledge production process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestor do pedagógico | por |
dc.subject | Trabalho pedagógico | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Educational management | eng |
dc.subject | Pedagogical work | eng |
dc.subject | Continuing education | eng |
dc.title | O trabalho do gestor da coordenação pedagógica frente à formação continuada | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cacequi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo visou a uma maior compreensão sobre o trabalho do gestor da coordenação pedagógica frente à formação continuada de professores e foi elaborado através de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. Desta forma, para que nosso trabalho obtivesse êxito, aplicamos entrevistas com questões que foram respondidas pelos coordenadores que atuam em uma escola pública de educação básica e para análise e interpretação dos dados utilizou-se a técnica de análise de discurso. Dessa forma, a partir dos relatos dos coordenadores foi possível caracterizar o trabalho dos gestores da coordenação pedagógica frente à formação continuada de professores, assim como conhecer estratégias de gestão adotadas que se constituem em uma grande ação desse profissional para mobilizar os professores em prol da melhoria do processo de produção do conhecimento. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |