Formação inicial de professores com enfoque no sistema Blended Learning em ambiente virtual de aprendizagem
Fecha
2019-07-26Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta Dissertação de Mestrado vincula-se à Linha de pesquisa “Docência, saberes e
desenvolvimento profissional” - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM) e ao Grupo de Estudos sobre Educação na Cultura Digital e Redes
de Formação (GPKosmos). Apresenta como objetivo geral “compreender como os docentes
formadores e os professores em formação inicial percebem a integração entre ensino presencial e
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), neste caso o AVA MOODLE (Modular Object-
Oriented Dynamic Learning Environment)”. A temática de pesquisa articula três conceitos
referenciais: formação inicial de Professores, ambiente virtual de aprendizagem e Blended
Learning (BL) - sistema de aprendizagem híbrida ou combinada. A população abrangeu professores
e estudantes dos cursos presenciais de licenciatura da UFSM, tendo recorte na Licenciatura Plena
em Pedagogia, presencial, noturno, estabelecido no Centro de Educação (CE). Trata-se de pesquisa
em educação com abordagem descritiva qualitativa e análise textual discursiva (ATD). A busca
das informações junto aos protagonistas se deu por meio de questionário online, do tipo Google
Formulário, com questões traduzidas e uso cedido pelo EDUCAUSE Center for Analysis and
Research, sendo que o tipo de formulário adotado facilitou o tratamento das informações,
trianguladas posteriormente na ATD. Com os resultados, postula-se a importância de responder às
demandas atuais da formação inicial de professores mediadas pelas tecnologias educacionais,
principalmente no que tange à busca de novas pedagogias universitárias, destacando-se as
contribuições do Sistema Blended Learning como possibilidade de qualificação do processo
formativo. O estudo teórico e a realidade estudada demonstraram que as estratégias de ensino
utilizadas no BL comprometem os estudantes com a preparação prévia dos conteúdos de aula,
reservando-se o tempo/espaço presencial para atividades dialógicas e cooperativas e ampliando o
universo da experiência discente no contexto da formação inicial de professores.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: