Mostrar registro simples

dc.creatorLemos, Ana Paula Rodrigues Kuhls
dc.date.accessioned2019-12-02T13:07:04Z
dc.date.available2019-12-02T13:07:04Z
dc.date.issued2015-12-14
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19081
dc.description.abstractThis thesis presents the research conducted in the Master’s Course in Educational Technology Network at UFSM related to a differentiated strategy for teaching Informatics discipline with the support of Digital Whiteboard resources. The objective of this research was to study the use of the digital whiteboard in technical education, in order to verify the contributions that it can add in class, providing opportunities for teachers interested in using this resource to reflect on its use, motivating them to make use of this tool for improving their classes. Being able to develop more dynamic and differentiated classes with participatory teaching that this tool can provide. The methodology used through the digital whiteboard study, using it in two different technical courses, performing a comparative teaching between them, obtaining also the judgment of the students involved and done with an interview with the teacher who observed classes reporting their perception of the use of the digital whiteboard. The present research has shown that the receptivity of the classes through the Digital whiteboard occurred in a positive way to deal with students and the teacher involved. Showed strengths and weaknesses in its use, concluding that the lessons have become more attractive, thereby increasing interest in the content addressed when using the digital whiteboard as an educational tool, however some difficulties have also been observed mainly in the issue relating to find the whiteboard ready for use and the refusal by some features.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectLousa digitalpor
dc.subjectTecnologia digital interativapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectDigital boardeng
dc.subjectInteractive digital technologyeng
dc.titleO uso da lousa digital no ensino técnico: desafios e potencialidadespor
dc.title.alternativeUse of lousa digital teaching technical: challenges and potentialeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta a pesquisa realizada junto ao Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM relacionado a uma estratégia diferenciada para o ensino da disciplina de Informática com o apoio dos recursos da Lousa Digital. O objetivo desta pesquisa foi o de estudar o uso da Lousa Digital no ensino Técnico, com o fim de verificar as contribuições que a mesma pode acrescentar nas aulas, oportunizando aos educadores interessados em utilizar este recurso uma reflexão sobre sua aplicação, motivando-os para que façam uso do mesmo com o objetivo de aprimorar suas aulas. Podendo elaborar aulas mais dinâmicas e diferenciadas, com o ensino participativo que essa ferramenta pode proporcionar. A metodologia utilizada passa pelo estudo da Lousa Digital, da aplicação da mesma em aulas em dois cursos de nível técnico, realizando um comparativo de ensino entre eles, obtendo também uma avaliação dos estudantes envolvidos e, finalizando com uma entrevista realizada com a professora, que observou as aulas relatando sua percepção sobre o uso deste equipamento. A pesquisa mostrou que a receptividade das aulas por meio da Lousa Digital se deu de maneira positiva de acordo com os estudantes e a educadora envolvida. Evidenciou pontos positivos e negativos no seu uso, concluindo que as aulas se tornaram mais atrativas, aumentando assim o interesse pelo conteúdo abordado quando utilizamos a Lousa Digital como instrumento pedagógico, no entanto, foram observadas algumas dificuldades, principalmente na questão referente a encontrar a Lousa pronta para ser utilizada e a recusa por alguns recursos.por
dc.contributor.advisor1Santos, Leila Maria Araújo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0427736982554233por
dc.contributor.referee1Ellensohn, Ricardo Machado
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0307859719242030por
dc.contributor.referee2Medina, Roseclea Duarte
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6560346309368052por
dc.creator.LattesAutor sem currículo lattes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International