A produção da infância e da criança: um cirandar pelos pareceres pedagógicos na educação infantil
Resumo
Este trabalho de pesquisa foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em
Políticas Públicas e Gestão Educacional - PPPG, na linha de pesquisa Gestão
Pedagógica e Contextos Educativos (LP2). O mesmo tem inserção no Grupo de
Pesquisa GEPE – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão da
Universidade Federal de Santa Maria -UFSM. Esta pesquisa tem como foco mostrar
o trabalho de pensar sobre como os professores, através de seus atos de fala e de
escrita, materializados em pareceres pedagógicos, (re) produzem práticas discursivas
e não discursivas que têm produzido um modo de dizer e, por isso, de ser da infância
e da criança no contexto da instituição de Educação Infantil. O problema que
movimenta a pesquisa é: como os pareceres pedagógicos, produzidos por
professores da educação infantil, acionam alguns saberes, legitimados por eles, para
produzir determinado tipo de infância e criança? Metodologicamente, através da
analogia do cirandar, da peneira usada em garimpos e do movimento realizado por
eles, busquei (procurando vigor e rigor), pela leitura de muitos pareceres pedagógicos,
produzidos por professores da Educação Infantil, depreender deles: primeiro, uma
curiosidade, conhecer sobre os saberes que legitimam a marcar de um modo de dizer
da infância e da criança; segundo, identificar como o estudo e a analítica desses
pareceres podem produzir outros modos de pensar e, por efeito, produzir outra
perspectiva de dizer sobre a infância e a criança, no nosso tempo. A pesquisa,
inspirada nos estudos foucaultianos, opera com as noções-ferramentas de norma e
gradiente de normalidade. A partir disso, destaco três unidades analíticas, criadas por
mim, em que discuto essa produção da infância e da criança dentro de uma Escola
de Educação Infantil. Para tanto, proponho, através de reflexões, outras possibilidades
de pensar e produzir infâncias, tendo como artefato da dissertação, um projeto de
formação de professores da Educação Infantil que encare a (re) significação da
infância, tomando como referência a possibilidade de análise dos contextos de sua
produção e, do fato que, a partir das relações sociais e culturais, por vezes,
naturalizadas, acabam por simplesmente reproduzir o passado na infância em nosso
tempo.
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