Mídias audiovisuais de entretenimento como estratégia de contextualização problematizadora para o ensino de ciências
Resumo
O ensino de Ciências nas escolas deve possibilitar ao aluno se apropriar da estrutura do conhecimento científico e de seu potencial explicativo e transformador, de modo a desenvolver um olhar abrangente sobre o mundo. Porém, resultados de avaliações demonstram que ele não tem sido capaz de motivar os alunos de forma adequada, com consequências desastrosas. As limitações e fragilidades observadas no ensino de Ciências apontam para a necessidade de os professores da área adotarem novas formas de ensinar. Para isso, várias estratégias têm sido estudadas com o objetivo de se alcançar a aprendizagem, entre elas as “metodologias ativas de aprendizagem”. Essas metodologias, ao permitirem ao aluno maior protagonismo e envolvimento na construção de seu conhecimento, melhoram o desempenho dos estudantes em comparação com as aulas puramente expositivas, em todos os níveis de ensino. A comunicação entre iguais adquire mais importância, envolvendo a troca de informações, a participação conjunta em atividades e a resolução de desafios. Em adição, deve-se também buscar relacionar as situações presentes no dia-a-dia dos alunos bem como os seus interesses com o conhecimento científico. As “mídias audiovisuais de entretenimento” são elementos presentes de forma marcante na infância e adolescência. Essa expressão refere-se às programações assistidas em momentos de lazer, as quais conjugam imagem e som, sendo veiculadas em meios como a televisão ou o computador. Incluem-se sob essa categoria os filmes, seriados, desenhos animados, novelas, programas de jogos ou competições (game shows), programas de entrevistas (talk shows), documentários, entre outros. Assim, o objetivo do trabalho foi investigar como essas diversas mídias podem ser utilizadas como ferramentas para contextualizar e problematizar o ensino de Ciências, envolvendo os alunos de forma ativa no processo ensino-aprendizagem. A partir de uma revisão bibliográfica sobre as metodologias ativas de aprendizagem e de uma análise sobre a presença e utilização das “mídias audiovisuais de entretenimento” em livros didáticos e provas do ENEM, foram preparadas, aplicadas e analisadas sequências didáticas envolvendo as seguintes mídias: desenho animado (cartoon), programa de competição culinária, filme de ficção científica e seriado de investigação criminal. Os conteúdos de Ciências/Biologia em que se implementaram as sequências didáticas foram: Educação Ambiental; Citologia; Anatomia e Fisiologia; e Genética. Participaram da pesquisa um total de 117 estudantes, de quatro turmas distintas e duas escolas. As metodologias ativas utilizadas envolveram leituras, discussões/argumentação, experimentações, simulações, construções de modelos e produções visuais e textuais. Um caderno de questões de Genética baseado em uma série de filmes de ficção científica foi também produzido. A inclusão dos formatos, personagens, enredos e contextos dessas mídias, empregados com a participação ativa dos estudantes, atraiu a sua atenção, curiosidade e motivação, permitiu melhor compreensão e assimilação das temáticas ensinadas e impactou positivamente os relacionamentos com os colegas e professores, permitindo-se assim trabalhar conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.
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