Políticas de assistência estudantil da Universidade Federal de Santa Maria/RS: estratégias de permanência do estudante na educação superior
Abstract
O presente trabalho apresenta a pesquisa de Mestrado Profissional desenvolvida na linha de
Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-Graduação em Políticas
Públicas e Gestão Educacional da UFSM. A dissertação busca responder a seguinte questão:
Quais são as estratégias de permanência do estudante na educação superior atendidos pelas
ações de assistência estudantil da UFSM? Tem como objetivo geral reconhecer as estratégias
de permanência do estudante na educação superior atendidos pelas ações de assistência
estudantil da UFSM e estabelece como objetivos específicos: pesquisar sobre a política de
assistência estudantil da UFSM; investigar se as ações de assisstência estudantil influenciam na
permanência do estudante em situação de vulnerabilidade socioeconômica; pesquisar a opinião
desse estudante sobre as políticas de AE da instituição e por fim, propor um instrumento de
avaliação do risco de evasão e um serviço de acompanhamento da permanência do estudante
com benefício socieconômico. O estudo começa com o mapeamento das produções científicas
e de discussões significativas referente ao tema proposto. A metodologia constitui-se por uma
abordagem mista quali-quantitativa com análise documental, bibliográfica e estudo de caso. O
referencial teórico foi organizado a partir do estudo sobre as políticas de acesso e permanência
na educação superior, os estudos sobre o estudante universitário e sua permanência na educação
superior. Para construção dos dados foi aplicado, aos estudantes com benefício socieconômico
do Campus Sede da UFSM, um questionário que tem como base o The College Persistence
Questionnaire desenvolvido por Davidson, Beck e Milligan (2009). O instrumento também
contou com perguntas abertas onde o estudante teve oportunidade de expressar o que pensa
sobre a política de assistência estudantil da instituição, o papel da mesma na sua permanência
na instituição, além de dados sociodemográficos. Fica evidente nos resultados a importância
das ações de assistência estudantil para os estudantes com benefício socieconômicio,
principalmente no que tange a assistência material. Também aparece, nos dados, que os
estudantes, em sua grande maioria, consideram que a assistência estudantil da UFSM cumpre
com o seu objetivo. No entanto, ainda se observa em suas respostas que eles a consideram
insuficiente e que tecem críticas da forma como ela é efetivada na instituição, principalmente
em relação a gestão das moradias estudantis, o valor das bolsas, a pouca divulgação das ações,
a falta de profissionais e de ações para atender as demandas de saúde mental. Tais resultados
são importantes para se pensar novas e melhores estratégias de intervenção para esses
estudantes. Com isso, ao final deste trabalho, apresenta-se um instrumento de avaliação do risco
de evasão dos estudantes com benefício socieconômico e um serviço de acompanhamento da
permanência desses estudantes, visando contribuir para sua permanência e conclusão de curso
e para política de assistência estudantil da UFSM.
Collections
The following license files are associated with this item: