dc.contributor.advisor | Costa, Mara Regina Nieckel da | |
dc.creator | Garcia Júnior, Carlos Alberto Severo | |
dc.date.accessioned | 2016-07-20T14:55:34Z | |
dc.date.available | 2016-07-20T14:55:34Z | |
dc.date.issued | 2008-10-25 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1921 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | This present study weaves about the social-affect characteristics on individuals who
has high abilities/gifted indicators and related mental diseases. The theory
construction is based on psychoanalytic freudian-lacanian dialog on inclusive
education of individuals who has high abilities/gifted. This bibliographical research,
introduces two clinical cases testimonials to illustrate some important characteristics
and explore the distinct - cognitive, social and affective- revealed during the growth of
these individuals. This article ends indicating the affective order importance and the
attachment for the cognitive and social control. Therefore, the breaking of the
affective order causes the cognitive loneliness and the lack of good judgment of the
cognitive measurement. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Psicanálise | por |
dc.subject | Altas habilidades | por |
dc.subject | Transtorno mental | por |
dc.title | E agora José?: um estudo psicanalítico sobre altas habilidades e transtorno mental | por |
dc.title.alternative | “What now Joseph?” A psychoanalytic study about high abilities and mental diseases | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação | por |
dc.description.resumo | O presente estudo tece considerações sobre as características sócio-afetivas em
sujeitos com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação que apresentam
transtorno mental associado. A construção teórica é demarcada através das
proposições da educação inclusiva de sujeitos com altas habilidades/superdotação
em diálogo com a psicanálise freudo-lacaniana. Nesta pesquisa bibliográfica, são
apresentados dois relatos de casos clínicos para ilustrar algumas características
marcantes e permitir explorar os distintos laços – cognitivo, social e afetivo –
sinalizados no desenvolvimento destes sujeitos. O artigo finaliza apontando a
importância da ordem afetiva para o entrelaçamento do domínio cognitivo e social.
Deste modo, o rompimento da ordem afetiva ocasiona o isolamento da cognição e,
por vez, a falta de sentido da dimensão cognitiva. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |