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dc.contributor.advisorCosta, Mara Regina Nieckel da
dc.creatorGarcia Júnior, Carlos Alberto Severo
dc.date.accessioned2016-07-20T14:55:34Z
dc.date.available2016-07-20T14:55:34Z
dc.date.issued2008-10-25
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1921
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008.por
dc.description.abstractThis present study weaves about the social-affect characteristics on individuals who has high abilities/gifted indicators and related mental diseases. The theory construction is based on psychoanalytic freudian-lacanian dialog on inclusive education of individuals who has high abilities/gifted. This bibliographical research, introduces two clinical cases testimonials to illustrate some important characteristics and explore the distinct - cognitive, social and affective- revealed during the growth of these individuals. This article ends indicating the affective order importance and the attachment for the cognitive and social control. Therefore, the breaking of the affective order causes the cognitive loneliness and the lack of good judgment of the cognitive measurement.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPsicanálisepor
dc.subjectAltas habilidadespor
dc.subjectTranstorno mentalpor
dc.titleE agora José?: um estudo psicanalítico sobre altas habilidades e transtorno mentalpor
dc.title.alternative“What now Joseph?” A psychoanalytic study about high abilities and mental diseaseseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Especial - Altas Habilidades/Superdotaçãopor
dc.description.resumoO presente estudo tece considerações sobre as características sócio-afetivas em sujeitos com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação que apresentam transtorno mental associado. A construção teórica é demarcada através das proposições da educação inclusiva de sujeitos com altas habilidades/superdotação em diálogo com a psicanálise freudo-lacaniana. Nesta pesquisa bibliográfica, são apresentados dois relatos de casos clínicos para ilustrar algumas características marcantes e permitir explorar os distintos laços – cognitivo, social e afetivo – sinalizados no desenvolvimento destes sujeitos. O artigo finaliza apontando a importância da ordem afetiva para o entrelaçamento do domínio cognitivo e social. Deste modo, o rompimento da ordem afetiva ocasiona o isolamento da cognição e, por vez, a falta de sentido da dimensão cognitiva.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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