A educação física por ciclos de formação: proposta curricular de uma escola do campo de Palmeira das Missões - RS
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar a disciplina de Educação Física organizada em ciclos de formação em uma escola do campo do interior do Rio Grande do Sul. O estudo foi de cunho qualitativo utilizando-se da análise documental como um instrumento de coleta de dados. Para isso, os documentos analisados foram o Projeto Político Pedagógico da Escola e o Plano de Estudo da disciplina de Educação Física. Dentro dos resultados obtidos analisou-se os conteúdos abordados, os procedimentos de avaliação e identificou os objetivos da Educação Física para a escola do Campo organizada em Ciclos de formação. A Educação Física, enquanto disciplina curricular obrigatória, sendo organizada por ciclos de formação, apresentou uma estrutura curricular planejada conforme as faixas etárias e características dos alunos. Com base na análise dos três ciclos os conteúdos similares foram os jogos que se fez presente na Proposta curricular dos três ciclos e os conteúdos que se diferenciaram foram a dança que não está presente na Proposta do Ciclo I, somente no Ciclo II e III, outro aspecto a ressaltar é a forte cultura esportista na escola, na qual os esportes individuais e coletivos se evidenciam.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: