dc.contributor.advisor | Manta, Sofia Wolker | |
dc.creator | Martins, Jussana Dalcin | |
dc.date.accessioned | 2019-12-30T15:51:57Z | |
dc.date.available | 2019-12-30T15:51:57Z | |
dc.date.issued | 2015-02-21 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19242 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to analyze the discipline of physical education organized in cycles of training in a field school in the interior of Rio Grande do Sul. The study was qualitative slant using the documental analysis as a data collection instrument this end, the documents reviewed were the school Pedagogical political project and the study plan of the discipline of physical education. Within the results analyzed the content, assessment procedures and identified the goals of physical education to the field school organized in the training courses. Physical education, while curricular discipline required, being organized for the training courses, presented a curricular structure planned according to the age and characteristics of the students. Based on the analysis of the three cycles similar content were the games that was present in the curricular Proposal of three cycles and the contents differed were the dance that is not present in the proposal of the cycle I, only in Cycle II and III, another aspect to highlight is the strong culture sportsman at school, in which individual and collective sports evident. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ciclos de formação | por |
dc.subject | Escola do campo | por |
dc.subject | Proposta curricular | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Training cycles | eng |
dc.subject | Field school | eng |
dc.subject | Curricular proposal | eng |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.title | A educação física por ciclos de formação: proposta curricular de uma escola do campo de Palmeira das Missões - RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmeira das Missões, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo analisar a disciplina de Educação Física organizada em ciclos de formação em uma escola do campo do interior do Rio Grande do Sul. O estudo foi de cunho qualitativo utilizando-se da análise documental como um instrumento de coleta de dados. Para isso, os documentos analisados foram o Projeto Político Pedagógico da Escola e o Plano de Estudo da disciplina de Educação Física. Dentro dos resultados obtidos analisou-se os conteúdos abordados, os procedimentos de avaliação e identificou os objetivos da Educação Física para a escola do Campo organizada em Ciclos de formação. A Educação Física, enquanto disciplina curricular obrigatória, sendo organizada por ciclos de formação, apresentou uma estrutura curricular planejada conforme as faixas etárias e características dos alunos. Com base na análise dos três ciclos os conteúdos similares foram os jogos que se fez presente na Proposta curricular dos três ciclos e os conteúdos que se diferenciaram foram a dança que não está presente na Proposta do Ciclo I, somente no Ciclo II e III, outro aspecto a ressaltar é a forte cultura esportista na escola, na qual os esportes individuais e coletivos se evidenciam. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |