Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSarturi, Rosane Carneiro
dc.creatorZwetsch, Patrícia dos Santos
dc.date.accessioned2020-01-06T15:10:03Z
dc.date.available2020-01-06T15:10:03Z
dc.date.issued2016-01-05
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19291
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2016.por
dc.description.abstractThe present work of Specialization Course in Management School has as its central theme the school management in childhood education, with emphasis in the pedagogical dimension of zero to three years children. It has as focus the pedagogical action, public policy and evaluation for this target audience. It presents as objective to analyze the management school in childhood education, with children up to three years in two public schools in the city of Santa Maria / RS, considering the pedagogical actions and public policy proposals for this stage of education. The methodology used at the beginning of the study was a survey of the state of knowledge, in the publications of National Association of Graduate Studies and Research in Education (ANPED) and in the Journal of National Association of Educational Policy and Administration (ANPAE). Later, it was held a case study and documental analysis. The data production was carried out through documentary studies on public policies that demonstrate and guide the organization of the pedagogical action, for children from zero to three years. In addition, the educational statistics data provided by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), regarding the School Census, referring to the childhood education. It was also applied questionnaires with teachers of Childhood Education, to develop educational activities with children from zero to three years. It was used as a theoretical reference the following authors: Bujes (2001), Didonet (2001), Godoi (2010), Heidemann (2014), Hoffmann (2014), Kuhlmann (1998), Sanches (2003), Tonucci (2008), Zabalza (2007), and others. From this research, it is noticed that the pedagogical actions taken in childhood education, with children from zero to three years need to be planned with methodological principles and educational goals. Therefore, the process of management in educational activities follows guidelines of public policies that guides the organization and objectives for this stage of basic education, assisting in the process, so that the first stage of basic education is significant in the child's life and permeated by playfulness, always seeking the care and the education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectAção pedagógicapor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectEducation in childhoodeng
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectEducational actioneng
dc.subjectEvaluationeng
dc.titleA gestão escolar na educação infantil: em foco a dimensão pedagógica com crianças de zero a três anospor
dc.title.alternativeThe school management in childhood education: in focus the pedagogical dimension of zero to three years childreneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional possui como temática central a gestão escolar na Educação Infantil, com ênfase nos aspectos referente à dimensão pedagógica com crianças de zero a três anos. Tem como foco de pesquisa a ação pedagógica, as políticas públicas e a avaliação para este público alvo. Apresenta como objetivo analisar à gestão escolar na Educação Infantil, com crianças de zero a três anos, em duas escolas públicas do município de Santa Maria/RS, considerando as ações pedagógicas e as políticas públicas propostas para esta etapa da Educação Básica. A metodologia utilizada para desenvolver este estudo inicialmente pautou-se em uma pesquisa do estado do conhecimento, nas publicações da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e nas Revistas da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Posteriormente, realizou-se uma pesquisa do tipo estudo de caso, embasada na análise documental. A produção de dados realizou-se por meio de estudos documentais sobre as políticas públicas que evidenciam e orientam a organização da ação pedagógica desenvolvida com crianças de zero a três anos. E nos dados estatísticos educacionais, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), no que concerne ao Censo Escolar referente à Educação Infantil. Também foram aplicados questionários com professores de Educação Infantil que desenvolvem ações pedagógicas com crianças de zero a três anos. Para fundamentar este estudo, utilizaram-se como referencial teórico os seguintes autores: Bujes (2001), Didonet (2001), Godoi (2010), Heidemann (2014), Hoffmann (2014), Kuhlmann (1998), Sanches (2003), Tonucci (2008), Zabalza (2007), entre outros. A partir desta pesquisa percebeu-se que as ações pedagógicas realizadas na Educação Infantil, com crianças de zero a três anos, necessitam serem planejadas com princípios metodológicos e objetivos educacionais. Deste modo, o processo de gestão das ações pedagógicas, segue orientações das políticas públicas que norteiam a organização e os objetivos para essa etapa da Educação Básica auxiliando, assim, neste processo, para que a primeira etapa da Educação Básica seja significativa na vida da criança e permeada pela ludicidade, visando sempre o cuidar e o educar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto