dc.contributor.advisor | Roos, Liane Teresinha Wendling | |
dc.creator | Serrano, Daniele Gularte | |
dc.date.accessioned | 2020-01-07T13:22:02Z | |
dc.date.available | 2020-01-07T13:22:02Z | |
dc.date.issued | 2016-05-14 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19304 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | This work is the result of research activities in the classroom with high school students, to make them critical citizens. The main objective of this research was to analyze and understand the attitude of students towards the financial problems currently experienced in our society, given that from the moment you understand a situation can make decisions. The study of mathematics Basic Financial is of fundamental importance for the formation of the student to the perception of everyday situations as we live pervaded by interest, discounts, financing, loans and negotiations and very often you see the difficulty of the general people to rate advantages and disadvantages in these situations. The subjects were students in a class of 2nd year of the High School at the Escola Estadual de Ensino Médio Senador Salgado Filho, Alvorada / RS. After analyzing the results, we can point out the lack of knowledge of students on interest rates charged by the various operators of credit cards, in vehicle financing, of own home, shopping in commerce and payment of taxes levied on basic bills such as electricity, sanitation and telephone. Therefore, They received orientation to be more critical consumers to act consciously in everyday situations involving knowledge of Financial Mathematics. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Matemática financeira | por |
dc.subject | Cidadãos críticos | por |
dc.subject | Situações cotidianas | por |
dc.subject | Financial mathematics | eng |
dc.subject | Critical citizens | eng |
dc.subject | Daily situations | eng |
dc.title | Desenvolvimento do senso crítico de alunos do ensino médio a partir da resolução de problemas envolvendo educação financeira | por |
dc.title.alternative | Financial education: application and construction in critical situations problems in everyday | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Francisco de Paula, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho é resultado de atividades de pesquisa desenvolvidas, em sala de aula, com alunos de Ensino Médio, visando torná-los cidadãos críticos. O principal objetivo desta pesquisa foi analisar e compreender a atitude dos alunos perante os problemas financeiros vivenciados atualmente em nossa sociedade, tendo em vista que, a partir do momento em que se compreende uma situação, é possível tomar decisões. O estudo da Matemática Financeira Básica é de fundamental importância para a formação do aluno através da percepção de situações cotidianas, pois vivemos permeados por juros, descontos, financiamentos, empréstimos e negociações; e com muita frequência percebe-se a dificuldade das pessoas, de modo geral em avaliar vantagens e desvantagens nessas situações. Os sujeitos da pesquisa foram alunos de uma turma de 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Senador Salgado Filho de Alvorada/RS. Após a análise dos resultados pode-se salientar a falta de conhecimento dos alunos sobre taxas de juros cobrados pelas diversas operadoras de cartões de crédito, em financiamentos de veículos, da casa própria, de compras no comércio e do pagamento dos impostos cobrados nas faturas de concessões básicas tais como: energia elétrica, saneamento e telefonia. Diante disso, buscou-se orientá-los a serem consumidores mais críticos, afim de atuarem de forma consciente em situações cotidianas que envolvem conhecimentos sobre Matemática Financeira. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |