A informática e a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
Abstract
Atualmente, todos nós, seres humanos, somos atingidos pelas invenções
tecnológicas, que, nos bombardeiam com novas modalidades de conhecer,
perceber, memorizar e comunicar com o mundo. Nossas relações sociais, nossas
formas de participação e organização política se alteram. Se as novas tecnologias
nos impingem modelos e valores, conseqüentemente, também nos educam. O
surgimento de novas tecnologias aplicadas à educação é de grande utilidade para
melhor aprender, pensar, ensinar e construir conhecimento. Inserido, então, nesse
contexto, o presente estudo buscou analisar a utilização da informática como
instrumento facilitador da inclusão de alunos com necessidades educacionais
especiais em escolas da regular de ensino. O percurso metodológico da presente
pesquisa constituiu-se de um estudo de caso de um aluno com deficiência mental e
deficiência física, que se encontra em processo de inclusão em uma escola da rede
regular de ensino do município de São Sepé/RS. Para a coleta dos dados foram
utilizadas entrevistas semi-estruturadas realizadas com a professora da APAE e a
professora da 3ª série do Ensino Fundamental que acompanham o aluno em
questão, juntamente com as observações de algumas atividades do aluno tanto na
escola regular que freqüenta quanto no laboratório de informática da APAE,
durante o período de maio a dezembro do ano de 2004. Após a análise dos dados
coletados foi possível observar que a eficácia da utilização da informática como
suporte para a inclusão e aprendizagem desses alunos na escola regular. Ressaltase
que tal tecnologia apresentou-se como um fator fundamental para que o aluno
estudado despertasse o interesse em aprender e, em particular, permitiu que ele
aprofundasse o estudo da matemática e do português, possibilitando que ele
acompanhasse a turma no aprendizado e, inclusive, em alguns casos, superasse
seus colegas. Assim, com este estudo, pode-se concluir que a inclusão é uma
realidade possível quando houver o desenvolvimento de um trabalho gradual
envolvendo o comprometimento dos profissionais envolvidos e a utilização de
recursos pedagógicos diversificados com os alunos, respeitando suas
peculiaridades, diferenças e dificuldades.
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