Marketing digital em organizações públicas: um estudo de caso na editora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Fecha
2019-07-29Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O presente estudo consiste em um estudo de caso de natureza exploratória e de abordagem
qualitativa, aplicado na Editora da Universidade Federal de Santa Maria, setor com
significativa importância na instituição, tendo em vista que é responsável por editar, coeditar e
divulgar a toda comunidade os estudos que são de interesse às atividades de ensino, pesquisa
e extensão nos diversos campos do conhecimento. Como procedimentos metodologicos
utilizou-se de pesquisa documental, análise SWOT e de conteúdo, pesquisa bibliográfica com
o objetivo de sistematizar estratégias de marketing digital e de conteúdo para a Editora
UFSM; realizou-se benchmarking com as editoras que produzem livros técnico-científicos,
universitárias ou comerciais, que estão melhor posicionadas no ambiente digital; e
desenvolvimento de um plano de marketing estruturado e disposto a atender à demanda da
Editora UFSM por marketing digital gratuito. O resultado deste estudo é um plano de
marketing digital elaborado para a Editora UFSM, com estratégias gratuitas, tais como
“Criação de conteúdo para o blog do site da Editora”, com conteúdos sobre o mercado
editorial de forma geral e especifica e sobre os livros publicados; “Definição de persona para
as redes sociais”, com o objetivo de melhorar a comunicação com o público alvo pretendido;
“Planejamento de marketing de conteúdo e presença nas redes sociais”, com o objetivo de
otimizar a presença da editora nas redes sociais, por meio do compartilhamento de conteúdo
interessante e relevante para o público, de forma regular, considerando os dias e horários de
maior alcance e; “Design nas redes digitais”, que busca fazer a Editora UFSM ser atraída e
lembrada pelo seu público, por meio do design de suas publicações, que poderão representar
uma nova forma de a Editora se comunicar e se comportar nas redes sociais, assim como a sua
linguagem visual, com o objetivo de reforçar ainda mais a sua identidade e tornar-se
referência junto a seu público através da geração de conteúdo.
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