Formação continuada de professores: indicadores para uma política na Rede Municipal de Itaara
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2019-08-23Metadatos
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Esta pesquisa tem como foco as experiências de formação continuada e desenvolvimento profissional de professores da rede municipal de Itaara. O estudo vincula-se ao Mestrado Profissional/UFSM na Linha de Pesquisa 2 - Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Como objetivo geral, delineou-se construir indicadores para uma política de formação de professores que atenda às necessidades formativas e de desenvolvimento profissional dos professores da rede de Itaara. Os objetivos específicos são: identificar as propostas de formação promovidas pela secretaria municipal de Itaara; reconhecer as concepções dos professores sobre formação continuada; identificar como os professores significam as ações de formação já vivenciadas; reconhecer a repercussão das experiências de formação continuada na gestão do trabalho pedagógico e construir indicadores para a elaboração para uma política municipal de formação de professores. Ressalta-se a vinculação da autora com a investigação, tendo em vista sua atuação como coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação e Desporto do Município de Itaara, o que tem a desafiado a promover espaços de formação continuada, que atendam às necessidades formativas dos professores da rede. A investigação foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa – narrativa de cunho sociocultural, contemplando como instrumentos da pesquisa questionários, entrevistas semi-estruturadas, também foram realizados encontros de formação: compartilhando e construindo saberes. Os encontros pautaram-se em dimensões que aliaram a escuta, a contextualização, a experimentação e a reelaboração compartilhada. Os sujeitos da pesquisa são professores atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental do sistema municipal de Itaara. O referencial teórico aborda os estudos Chizzotti (1991), Freitas (2002), Vieira (2002), Tardif (2014), Nóvoa (1999), Imbernón (2011), Ferry (2004), Garcia (1999), entre outros. A investigação realizada permitiu identificar a continuidade formativa, o compartilhamento de experiências, a análise do cotidiano, a escola como espaço de formação e estudos teóricos como elementos imprescindíveis de serem contemplados numa política de formação em serviço que atenda às necessidades formativas e o desenvolvimento profissional dos docentes da rede municipal de Itaara. Com isso, apresenta-se como produto resultante da investigação uma minuta de Projeto de Lei, contemplando os indicadores evidenciados, a qual será direcionada ao Poder Executivo Municipal, como proposta de Legislação Municipal, capaz de garantir o direito a formação continuada de professores, pré-estabelecido nas normativas nacionais, bem como impulsionar novas propostas de formação continuada e em serviço na rede.
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