Legado da educação básica para a alfabetização genética dos cidadãos
Fecha
2019-08-30Metadatos
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Os conhecimentos genéticos estão a cada dia mais presentes no cotidiano dos cidadãos. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo avaliar como o ensino de genética, realizado durante a Educação Básica no Brasil, está preparando os futuros cidadãos para compreenderem, interagirem e tomarem decisões conscientes no que diz respeito a estes conhecimentos, isto é, está realizando a alfabetização científica dos futuros cidadãos. Para tanto, elaboramos, validamos e aplicamos dois instrumentos (questionários): um com objetivo específico de avaliar noções básicas sobre herança mendeliana e, o outro, com o objetivo de avaliar a alfabetização genética dos cidadãos que já concluíram a educação básica. O primeiro questionário foi aplicado a 114 estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública de Santa Maria – RS, e o segundo, e principal, a 1222 estudantes de graduação de diferentes cursos da UFSM. Em ambos os instrumentos, compostos por questões de múltipla escolha, além da avaliação de conhecimentos genéticos, também foram avaliadas as certezas dos estudantes sobre seus conhecimentos. Os resultados demonstraram que a alfabetização genética proporcionada pela educação básica no Brasil ainda é deficitária. De maneira geral, a maioria dos cidadãos não compreende corretamente conceitos básicos e as aplicações de genética. Ainda, vários estudantes demonstraram ter certeza sobre seus conhecimentos, ignorando o fato de os mesmos estarem errados. A mídia demonstrou ter um papel importante na alfabetização genética dos alunos, bem como a realização de formação complementar em cursos pré-vestibular. Durante o desenvolvimento da pesquisa também foram discutidas questões sobre a alfabetização científica e o ensino de ciências, assim como questões sobre a importância da formação continuada de um professor. Como perspectivas futuras, o questionário principal será aplicado em outras universidades para obtenção de mais dados, fornecendo assim um melhor panorama sobre a alfabetização genética proporcionada pela Educação Básica no Brasil.
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